Busca:

Rodrigo Bittencourt

Rodrigo Bittencourt Ramos
12/1/1977 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Iniciou a carreira artística em 2000, como cantor e guitarrista da banda Oficina, com a qual fez shows pelo Rio, São Paulo e Fortaleza.

Compôs trilhas para montagens das peças “Roberto Zucco”, do francês Bernard Marie Coltez, em 2001, e “A morta”, de Oswald de Andrade, em 2002, ambas dirigidas por Alexandre Mello.

Em 2004, compôs a canção “Onde anda você” (c/ David Tygel), tema do filme homônimo, de Sérgio Rezende, gravada por Fagner. Lançou, nesse ano, seu primeiro CD, "Canção pra ninar adulto", contendo suas canções “O olho da cara” (c/ Vitor Paiva), “Povoado de sins” (c/ Maria Rezende), “Di profundis”, “Sapateia!”, “Di repenti”, “Os pré-socráticos”, “Ela qué namorá comigu”, “Cipó dos anjos”, “Cinzas”, “Unidos da tristeza” e “Cinema americano”.

Criou e apresentou, de 2003 a 2005, ao lado de Maria Rezende, o projeto multimídia “Tevejo na Laura”, com a participação de músicos, poetas e cineastas na Casa de Cultura Laura Alvim (RJ).

De julho de 2004 a dezembro de 2005, também ao lado de Maria Rezende, dirigiu o projeto “Santa Cultura”, braço cultural da obra de urbanização realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro na favela Santa Marta.

Dirigiu o curta-metragem “Por acaso Gullar", selecionado para o Festival do Rio 2006 e Festival de Vitória. Foi apresentado ainda em Tiradentes e na Mostra do Filme Livre, no Rio de Janeiro, e veiculado na Globo News, também em 2006. Neste ano, filmou, em parceria com Maria Rezende, seu primeiro documentário, “Um dedo de prosa”, sobre o processo de criação do artista, com a participação de Ferreira Gullar, Arnaldo Antunes, Maria Bethânia, Ana Carolina, Chico César e outros. Compôs, ainda em 2006, a trilha sonora do curta-metragem “Vida bandida”, dirigido por Aurimar dos Prazeres.

Em 2007, finalizou o segundo CD, “Coleção de amores”, com a participação de Jorge Mautner, além dos músicos Sacha Amback (teclados), Billy Brandão (guitarras) e Nilo Romero (baixo), que também assinou a produção. No repertório, suas composições “Coleção de amores” (c/ Jorge Mautner), “Aquele canalha!” (c/ Tavinho Paes), “Namorá comigo”, “Memória afetiva”, “Ipanema in”, “Cinema americano”, “Ficar aqui”, “Solidão”, “Poetinha”, “Não é pecado” e “Nego Dez”, além de sua versão para “In Bloom” (Kurt Coubain) e da inédita “As pequenas coisas” (Ana Carolina e Nilo Romero). Ainda nesse ano, finalizou também um roteiro sobre a vida de Hugo Carvana. Escreveu o romance “Esmalte vermelho”, com texto de orelha assinado por Cacá Diegues, com lançamento previsto para maio de 2007, editora Língua Geral. Ainda em 2007, filmou o curta "Procurando Jorge Mautner" com participações de Caetano Veloso, Moska e Nelson Jacobina.

Mais visitados
da semana

1 Pixinguinha
2 Luiz Gonzaga
3 Eumir Deodato
4 Raul Seixas
5 Garoto
6 Nelson Gonçalves
7 Elza Soares
8 Dorival Caymmi
9 Caetano Veloso
10 Assis Valente