Busca:

Roberto Marques



Dados Artísticos

Iniciou sua carreira profissional tocando na antiga TV Tupi, com o maestro Agostinho Silva.

Participou de espetáculos antológicos, como "Tom, Vinicius, Toquinho e Miúcha", no Canecão (RJ), "Ópera do Malandro", de Chico Buarque, no Teatro Ginástico (RJ), "Chico Total", no Canecão (RJ), além de ter atuado em palco com Roberto Carlos, Maria Bethânia e Simone, entre outros artistas.

Atuou em estúdio com inúmeros artistas brasileiros, como Roberto Carlos, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Simone, Alcione, Martinho da Vila, Nelson Gonçalves e Sílvio César e outros, e com artistas internacionais, como Julio Iglesias, Lisa Ono, Ofra Rasa, Jahon Gaon e Yoshiro Nakamura.

Na década de 1980, foi agraciado com o troféu de Melhor do Ano (1982), pela Sociedade Brasileira de Jazz, e com o troféu Vítor Assis Brasil (1989), também como Melhor do Ano.

Atuou na ópera "Carmen", encenada no Metropolitan (RJ), sob a regência do maestro Tomas Pal, da Ópera de Budapeste.

Apresentou-se, em 1995, do Free Jazz Festival, integrando a Brasil All Star, ao lado de outros músicos.

No ano seguinte, participou de várias gravações, com destaque para a trilha sonora do filme "Tieta do Agreste", e o CD comemorativo dos 50 anos de Aldir Blanc.

Em 1997, formou, ao lado de Rodrigo Lessa (bandolim, bandarra, violão de aço e voz), Lula Galvão (violão e guitarra), Xande Figueiredo (bateria), Marcos Esguleba (percussão), Eduardo Neves (sax e flauta) e Edson Menezes (baixo), o grupo Pagode Jazz Sardinha's Club, com o qual lançou, em 1999, CD homônimo.

Seus registros mais recentes em estúdio são ao lado do grupo Titãs ("Titãs Acústico"), Moska, Zeca Baleiro, Guinga, Velha Guarda da Portela. Em palco, atuou com Marisa Monte e com Flávio Pantoja ("Pixinguinha Inédito"), além de ter participado, a convite de Hermano Vianna, irmão de Herbert Vianna, de documentário para a MTV Música no Brasil.

Mais visitados
da semana

1 Caetano Veloso
2 Hermeto Pascoal
3 Dorival Caymmi
4 Tom Jobim
5 Irmãs Galvão
6 Nelson Cavaquinho
7 Luiz Gonzaga
8 Festivais de Música Popular
9 Roberto Carlos
10 Chitãozinho e Xororó