Busca:

Rick Ferreira

Henrique Sérgio Werneck Ferreira
14/5/1953 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira profissional aos 16 anos de idade, atuando em shows e gravações com Paulo Diniz.

No início dos anos 1970, gravou uma fita demo no estúdio da gravadora Phonogram (hoje Universal Music) com o produtor Sérgio de Carvalho. A demo foi ouvida por Raul Seixas, que o convidou a participar da gravação de seus discos. À exceção do primeiro, tocou em todos os demais discos de Raul Seixas, com quem compôs a música “Mas I love you, pra ser feliz”.

Ainda nos anos 1970, gravou um compacto simples lançado pela Phonogram, contendo duas músicas em parceria com Paulo Coelho, “Meu filho, meu filho” e “Retalhos e remendos”. Esta última fez parte da trilha sonora da novela “Cuca legal” (Rede Globo). Participaram da gravação do compacto o baterista Mamão (Ivan Conti) e o baixista Alexandre Malheiros.

Em 1975, foi convidado a integrar, juntamente com Liminha, Élber e Antonio Adolfo, a Banda dos Contentes, grupo que acompanhava Erasmo Carlos. Atuou em todos os discos do cantor e compositor a partir do LP “Mulher”.

Em 1976, gravou um LP, também lançado pela Phonogram, tocando guitarras, violões, banjo, steel guitar, piano, órgão e atuando nos vocais, tendo ao seu lado Áureo de Souza (bateria) e Chico Julien (baixo). O disco contou com a participação de Liminha (baixo em duas faixas) e Túlio Mourão (piano em uma faixa).

Participou de gravações com Roberto Carlos.

Fez a coordenação musical, assinou os arranjos e atuou como guitarrista, ao lado dos músicos Antônio Adolfo, Lulu Santos, Mamão (Ivan Conti), Alexandre e Arnaldo Brandão, no disco “Eu queria ser um anjo”, da cantora Luiza Maria, produzido por Sérgio de Carvalho, em meados da década de 1970.

Nos anos 1980, além de ter atuado com Raul Seixas e Erasmo Carlos, gravou com inúmeros outros artistas, como Marcos Sabino, Belchior, seu parceiro em uma música, Ângela Ro Ro, Simone, com quem também atuou em shows, e Zizi Possi, entre outros.

A partir dos anos 1990, começou a gravar com os artistas da vertente sertaneja, além de ter atuado também com Simone, Ana Carolina, Vanessa Camargo, Roberto Frejat, Erasmo Carlos e Guilherme Arantes.

Mais visitados
da semana

1 Festivais de Música Popular
2 Luiz Gonzaga
3 Assis Valente
4 Chico Buarque
5 Caetano Veloso
6 Tom Jobim
7 Hermeto Pascoal
8 Nelson Cavaquinho
9 Dorival Caymmi
10 Música Sertaneja