Busca:

Renato e Seus Blue Caps



Não deixe de ver:

Dados Artísticos

Renato Barros (Renato Cosme Vieira de Barros - 27/9/1943 - Rio de Janeiro, RJ): guitarra e vocal
Ed Wilson (Edson Vieira de Barros - 29/7/1945 - Rio de Janeiro, RJ): vocal
Carlinhos: guitarra ritmica e vocal
Tony: bateria
Cid: sax-tenor
Paulo César (Paulo César Barros): baixo
Banda de rock formada no subúrbio carioca de Piedade, no início dos anos 1960 por três irmãos: Renato, Edson e Paulo César Barros.  Inicialmente o grupo se chamou "Bacaninhas do rock da Piedade". O nome foi trocado para Renato e Seus Blue Caps por sugestão de Jair de Talmaturgo, em cujo programa "Os melhores do mês",  na rádio Mayrink Veiga se apresentaram e venceram um concurso de calouros. Como prêmio, foram convidados a se apresentar no programa do Chacrinha na TV Tupi no Rio de Janeiro. A seguir foram convidados para se apresentar no programa de Carlos Imperial, "Os brotos comandam", na TV Rio e na Rádio Guanabara.
Em 1960 estrearam em disco acompanhando o grupo vocal "Os Adolescentes" pela gravadora Ciclone, com as músicas "A tristeza" e "Garota fenomenal". Passaram em seguida a se apresentar com regularidade no programa de TV "Domingueira do rock", de Jair de Talmaturgo. Em 1961, o vocalista Edson Barros  deixou o grupo para seguir carreira solo a convite de Carlos Imperial, adotando o nome artístico de Ed Wilson. Por curto período, Erasmo Carlos assumiu os vocais.  No ano seguinte, gravaram seu primeiro LP, "Twist com Renato e seus Blue Caps", contando com as participações vocais de Reynaldo Rayol em cinco faixas e Cleide Alves em quatro. O disco no entanto, teve pouca repercussão.
Em 1963 acompanharam Roberto Carlos na gravação de "Splish splash" pela CBS, um dos maiores sucessos da época. No mesmo ano, gravaram pela Copacabana, as músicas "Boogie do bebê" e "Limbo rock" contando com a presença de Erasmo Carlos nos vocais e guitarra ritmo. Em seguida, lançaram pela Som, o segundo LP, com destaque para "O lobo mau". Em dezembro do mesmo ano, Erasmo Carlos deixa o grupo sendo substituído por Carlinhos.
Em 1964 lançaram compacto duplo pela CBS com "We like Birdland" e "Bigorrilho". No mesmo período, acompanharam a cantora Wanderléia nas gravações do LP "Quero você".  Apresentaram-se diariamente no programa de Carlos Imperial na TV Rio.
Em 1965, lançaram pela CBS o LP "Viva a juventude", que trazia seu primeiro grande sucesso, "Menina linda", versão de Renato Barros para "I should have know better", dos Beatles. O compacto com a versão fez mais sucesso do que o original. O grupo recebeu por isso o troféu "Favoritos da nova geração", desfilando em carro aberto pelas ruas do Rio de Janeiro. Nessa época, se apresentaram várias vezes no programa Jovem Guarda na TV Record, não só com composições próprias, como também acompanhando, entre outros, Roberto e Erasmo, tendo sido, aliás, a banda de apoio de Roberto Carlos  em vários shows.
Ainda em 1965 gravaram como banda de apoio de Jerry Adriani no LP "Um grande amor". Em 1966, lançaram "Um embalo com Renato e seus Blue Caps", em que outra versão para músicas dos Beatles seria bem sucedida, desta vez com "You won't see me".  Também se destacou no disco a composição "Primeira lágrima", de Renato Barros. No mesmo ano, gravaram com Leno e Lilian os sucessos "Pobre menina" e "Devolva-me".
Com o término do programa e o declínio da Jovem Guarda, firmaram-se como banda de bailes, se apresentando por todo o Brasil. No mesmo ano, participaram do filme "Rio, verão e amor", na parte musical, junto com artistas como Brazilian Bitles, Lillian Knapp, Bossa 3 e Zumba 5. O filme foi dirigido por Watson Macedo, e teve no elenco artistas como     Milton Rodriguez,
Elizabeth Gasper e Augusto Cesar Vanucci. Em 1969 lançaram o primeiro LP produzito por Raul Seixas, de quem gravaram o sucesso "Obrigado pela atenção".  Do mesmo autor, gravaram ainda "Se sou feliz, porque estou chorando?", parceria de Raulzito e Leno, e "Playboy", parceria de Raulzito e Pedro Paulo. Ao longo dos anos, o grupo sofreu várias modificações, sendo que sua última formação conta com Renato Barros, Gelson, Cid, Darcy Velasco e Amadeu Signorelli. Ao final da década de 90 participaram de vários shows comemorativos dos 30 anos da Jovem Guarda, em casas de espetáculos do Rio e São Paulo.
Em dezembo de 2001 gravaram seu primeiro disco ao vivo, pela Warner. Por essa época a música "Devolva-me", de Renato Barros, antigo sucesso do conjunto voltou às paradas de sucesso na voz de Adriana Calcanhoto. Ao mesmo, os integrantes do conjunto pleitearam junto ao Guiness Book o registro do conjunto como o grupo de rock mais antigo em atividade. No mesmo ano, participou de show no Boulevar em Nova Parnamirim no Rio Grande do Norte, juntamente com as bandas The Fevers, Pholhas e Os Incríveis relembrando antigos sucesso da jovem Guarda.
Em 2005, entre outros, apresentaram show na Lona Cultural Terra, em Guadalupe, RJ, em que recordaram sucessos da jovem guarda e da música pop. Nesse mesmo ano, por ocasião das celebrações dos 40 anos da Jovem Guarda, o grupo lançou a caixa Renato e seus Blue Caps, com 15 álbuns originais mais um CD bônus com raridades. A caixa abrange o primeiro compacto duplo do grupo em 1964, contendo "Vera Lúcia", "We like  Birland"  e "Noturno em mi bemol". Nesse ano, o grupo participou de diversos eventos e shows comemorativos dos 40 anos da Jovem Guarda, como o projeto realizado pelo Sesc que apresentou, em diversas unidades da entidade, shows trazendo The Fevers com os Golden Boys e Wanderléa, entre outros expoentes da Jovem Guarda. Nesse ano, participaram, em São Paulo, das gravações de CD e DVD ao vivo, ao lado de Erasmo Carlos, Wanderléa, Golden Boys e outros expoentes da Jovem Guarda. Ainda na esteira das comemorações, seus integrantes participaram da gravação do DVD dos Originals, grupo formado por ex-integrantes, do grupo e também dos grupos The Fevers e Os Incríveis. O CD/DVD foi lançado na FENAC Barrashopping, no Rio de Janeiro, em agosto. Em junho de 2008, apresentaram show no Teatro Rival Petrobrás, no Rio de Janeiro. No mesmo ano, participaram do filme "Rio, verão e amor", na parte musical, junto com artistas como Brazilian Bitles, Lillian Knapp, Bossa 3 e Zumba 5.
O filme foi dirigido por Watson Macedo, e teve no elenco artistas como Milton Rodriguez, Elizabeth Gasper e Augusto Cesar Vanucci. Em 2017, realizou show noTeatro Bradesco relembrando sucessos do grupo e da Jovem Guarda.

Mais visitados
da semana

1 Chico Buarque
2 Caetano Veloso
3 Música Sertaneja
4 Dorival Caymmi
5 Luiz Gonzaga
6 Hermeto Pascoal
7 Tom Jobim
8 Nelson Gonçalves
9 Noel Rosa
10 Daniela Mercury