Busca:

Renato Corrêa

Renato Corrêa José Maria
10/7/1944 Rio de Janeiro, RJ Rio de J

Não deixe de ver:

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira artística em 1958, como um dos integrantes do quarteto vocal Golden Boys, ao lado de seus irmãos Ronaldo e Roberto Corrêa e do primo Waldir.

Em 1968, participou, como intérprete, do Festival Internacional da Canção, classificando, como integrante dos Golden Boys, ao lado de Beth Carvalho, a canção "Andança" (Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulinho Tapajós) em 3º lugar no evento.

No ano seguinte, venceu o Festival de Juiz de Fora, com sua composição "Casaco Marron" (c/ Danilo Caymmi e Guttemberg Guarabyra), interpretada pela cantora Cynara e gravada por sua irmã, Evinha.

Em 1970, como integrante dos Golden Boys, representou o Brasil no Festival Internacional de Viña del Mar (Chile), classificando em 4º lugar a canção "Avenida Atlântica" (Fred Falcão e Paulinho Tapajós).

No ano seguinte, desligou-se do conjunto, passando a exercer a função de produtor musical da Odeon.

Em 1973, passou a atuar também como gerente de cast da gravadora, tendo sido responsável por discos de vários artistas como Roberto Ribeiro, Clara Nunes, Gonzaguinha, Evinha, Simone e Fátima Guedes, entre outros.

Trabalhou como contratado da Odeon até 1984, quando passou a atuar como produtor musical free-lancer.

No ano seguinte, voltou a integrar o grupo Os Golden Boys. Ainda em 1985, passou a atuar como produtor musical do conjunto Os Abelhudos, do qual faziam parte seus filhos Rodrigo e Diego. Nesse mesmo ano, o grupo classificou sua canção "O dono da terra" (c/ Nair Cândia), no Festival dos Festivais (TV Globo).

Também como free-lancer, assinou a direção de produção de discos de Gonzaguinha, Neguinho da Beija-Flor, Zé Ramalho, Leila Pinheiro e Tânia Alves, entre outros artistas, além de Beth Carvalho, com quem atuou de 1987 a 1999, quando produziu o premiado CD "Pagode de mesa ao vivo", para a Universal.

É autor de várias músicas de sucesso, além das já citadas, gravadas por artistas como Roberto Carlos ("É papo firme", em parceria com Donaldson Gonçalves, e "Eu amo demais"), Erasmo Carlos ("Não vivo sem você", em parceria com Rossini Pinto) Roupa Nova ("Anjo", em parceria com Dalto e Cláudio Rabello) e Wanderléa ("Foi assim", em parceria com Ronaldo Corrêa), entre outros.

Teve músicas de sua autoria incluídas em novelas da Rede Globo, como "Marron Glacê" (c/ Guto Graça Mello e Mariozinho Rocha), tema de abertura da novela de mesmo nome, interpretada por Ronaldo Resedá) e "Marido Ideal" (c/ Guto Graça mello e Mariozinho Rocha), tema de abertura da primeira versão da novela "Anjo Mal".

Sua canção "Doce mel (Bom estar com você)", em parceria com Claudio Rabello, na interpretação de Xuxa, foi tema de abertura do programa da apresentadora durante dez anos. Com o conjunto Golden Boys participou das comemorações tanto dos 30 quanto dos 35 anos da Jovem Guarda, em grandes casas noturnas do Rio e de São Paulo, em 1995 e 2000.

Em 2002, integrou, ao lado dos irmãos Roberto e Ronaldo, o coro que participou da gravação do "Acústico Jorge Benjor", transmitido pela MTV e lançado em CD e DVD.

Mais visitados
da semana

1 Música Sertaneja
2 Dorival Caymmi
3 Caetano Veloso
4 Tom Jobim
5 Assis Valente
6 Noel Rosa
7 Lupicínio Rodrigues
8 Hermeto Pascoal
9 Daniela Mercury
10 Chico Buarque