Busca:

Ramiro Viola e Pardini



Dados Artísticos

Cantores. Compositores. Violeiros.
Ramiro Vieira de Andrade - Ramiro Vióla – Botucatu, SP - 25/4/1953
Antonio Luis Nóbile – Pardini - São Caetano do Sul, SP - 22/7/1965
Ramiro Viola nasceu em uma fazenda, em Botucatu, interior de São Paulo, e foi criado na roça, ao lado de sete irmãos.
Pardini começou a gostar da música caipira influenciado por sua mãe e seu tio, e passou a aprender com um amigo os primeiros acordes no violão. Seu nome artístico foi sugerido por Paraíso, da Dupla Mococa e Paraíso.
Em 1999, o tio de Pardini o convidou para uma reunião em que estava presente Ramiro Viola. Ao final da reunião, como de costume, os amigos pediram que os dois cantassem algumas modas de viola para os presentes. De imediato surgiu a ideia da criação da dupla.
Em 2002, lançaram seu primeiro CD, “Violeiro Matuto”, com participações especiais de Inezita Barroso e da dupla Carreiro e Carreirinho.
Em 2007, lançaram o CD "Minha Terra, Minha Vida", com 10 faixas homenageando a história da cidade de Botucatu (SP) compostas por Ramiro Viola.
No mesmo ano, Ramiro Viola, atuando como diretor e produtor, criou o  programa "Aroma Sertanejo", transmitido pela Rádio Emissora de Botucatu.
Em 2008, lançaram seu 7º CD, "Aroma Sertanejo", com quase todas as faixas compostas por Ramiro Viola, incluindo a faixa-título e uma homenagem aos então 70 anos de carreira de Tonico e Tinoco. O álbum teve participação especial de Inezita Barroso, Tinoco e de Sandra Reis.
Durante a carreira, apresentaram-se em diversos programas de rádio e televisão, incluindo várias participações no programa “Viola, minha viola”, apresentado por Inezita Barroso, Na TV Cultura.

Mais visitados
da semana

1 Festivais de Música Popular
2 Caetano Veloso
3 Chitãozinho e Xororó
4 Hermeto Pascoal
5 Tom Jobim
6 João Gilberto
7 Dorival Caymmi
8 Luiz Gonzaga
9 Noel Rosa
10 Chico Buarque