Busca:

Quincas do Cavaco

Joaquim Francisco dos Santos
1932 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Compôs, ainda muito jovem, a sua primeira música, "Quem é você que espalha boato", um samba de terreiro. Em seguida, ingressou na Ala dos Compositores da Mangueira.

No ano de 1989, participou (como integrante da Velha Guarda da Mangueira) do disco "Mangueira chegou", produzido por Katsunori Tanaka, lançado somente no mercado japonês. No CD, editado pelo selo Office Sambinha, interpretou de sua autoria "Amargura" (c/ Padeirinho), além de tocar cavaquinho em quase todas as faixas.

Em 1999 fazendo parte da velha guarda desta escola, gravou o CD "Velha-Guarda da Mangueira e Convidados", no qual constaram duas composições suas "Amélia não passa mais fome", em parceria com Chico Modesto e "Salve a Mangueira", em parceria com Padeirinho.

Compôs ainda músicas com Zagaia, Padeirinho e Xangô da Mangueira.

No ano 2000, participou como consultor e compositor do CD duplo produzido pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro "Mangueira - sambas de terreiro e outros sambas", produzido por Lélia Coelho Frota e o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro em homenagem aos compositores da Mangueira. Neste disco constou uma parceria sua com Zagaia e Xangô da Mangueira, "Divergência". Neste mesmo ano a gravadora Nikita Music lançou para o mercado brasileiro o CD "Mangueira chegou".

Mais visitados
da semana

1 Jorge Portugal
2 Renato Barros
3 Leo Canhoto e Robertinho
4 Mayck e Lyan
5 Renato e Seus Blue Caps
6 Noel Rosa
7 Tiee
8 Elizeth Cardoso
9 Sivuca
10 Festivais de Música Popular