Busca:

Queca Vieira

Antonio Henrique Aderne Vieira

9/9/2001 Rio de Janeiro, RJ

Não deixe de ver:

Dados Artísticos

Atuou, como solista de bandolim, com o conjunto regional Sete no Choro, com o qual excursionou pelo Japão.

Apresentou-se com a Orquestras Sinfônica Estadual de São Paulo, com a Orquestra Sinfônica de Campinas e com a Orquestra Sinfônica Nacional.

Fez parte, como primeiro violino spalla, da Orquestra de Música Brasileira, com a qual participou do III e do VI Free Jazz Festival e de shows realizados no Teatro João Caetano, Praia de Copacabana, Teatro Villa-Lobos, Jazzmania e Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, e no MASP (SP).

Entre 1989 e 1991, trabalhou como músico da TV Globo, no programa "Chico Anisio Show" (TV Globo).

Atuou como instrumentista na peça teatral "Suburbano coração", dirigida por Naum Alves de Souza.

Assinou a direção musical do espetáculo "Um céu de asfalto", com textos de Bertolt Brecht e música de Kurt Weill, sob a direção geral de Luís Fernando Lobo. Participou, como compositor, instrumentista e diretor musical, da trilha sonora do espetáculo "Becket - Teatro de Bonecos", montado pelo Grupo Sobrevento. Ainda no teatro, participou dos espetáculos "Cemitério dos vivos" (diretor musical e instrumentista), da Companhia Ensaio Aberto, "Pierrô saiu à francesa" (diretor musical), de Luís Carlos Saroldi, com músicas de Danilo Caymmi, "Lima Barreto ao terceiro dia" (músico e ator), sob a direção de Aderbal Freire Filho, no Centro Cultural Banco do Brasil (RJ).

Em 1993 foi aprovado, por concurso, para a função de violinista da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo atuado também como diretor administrativo de 1994 a 1998.

Em 1995, passou a integrar o conjunto instrumental Conversa de Cordas, com o qual se apresentou em diversos espaços culturais pelo Brasil, além de ter gravado e produzido os CDs "Biscuit" (1995), indicado para o Prêmio Sharp, e "Vou vivendo de folia" (1996), escolhido "disco do mês" pelos críticos do Jornal do Brasil.

Escreveu arranjos sinfônicos para as músicas "Carinhoso" (Pixinguinha), "Gaúcho" (Chiquinha Gonzaga) e "Lua branca" (Chiquinha Gonzaga), que foram executados pela Orquestra Sinfônica Nacional da UFF.

Em 1999, concluiu a composição sinfônica "Divertimento para fagote e orquestra", apresentada, no ano seguinte, pelo fagotista Márcio Zen.

Faleceu no dia 9 de setembro de 2001.

Mais visitados
da semana

1 Acyr Marques
2 Geraldo Pereira
3 Caetano Veloso
4 Dorival Caymmi
5 Pixinguinha
6 Nelson Cavaquinho
7 MC Sapão
8 Hermeto Pascoal
9 Francisco Mignone
10 Tom Jobim