Busca:

Picassos Falsos



Dados Artísticos

Inicialmente o grupo usava o nome de O Verso, apresentando-se em espaços undergrounds e bares na cidade do Rio de Janeiro. Na primeira formação constavam Humberto Effe (voz), Abílio Azambuja (bateria), Luís Gustavo (guitarra) e Zé Henrique (baixo). Alvin L. foi quem sugeriu o nome Picassos Falsos ao grupo e produziu a segunda fita demo com três músicas.
Em 1986, duas composições do grupo, "Carne e Osso" (Abílio, Caíca, Luiz Gustavo e Humberto Effe) e "Quadrinhos" (Pequinho e Humberto Effe), foram muito executadas em várias emissoras de rádios alternativas. No ano seguinte, lançou o primeiro disco, "Picassos Falsos", pelo selo Plug, direcionado ao rock, da gravadora RCA. As duas composições, já com o apoio da gravadora, voltaram a estourar nas rádios. Ainda neste disco, foram incluídas " Que horas são?" (Humberto Effe), "Últimos carnavais" (Zé Henrique, Abílio, Luiz Gustavo e Humberto Effe) e "Idade média" (Abílio, Caíca, Luiz Gustavo e Humberto Effe), entre outras.
No ano de 1988, ainda pelo selo Plug e BMG Ariola, foi lançado o LP  "Supercarioca", disco no qual incluíram composições inspiradas em problemas ocasionados pelas chuvas de verão que assolaram a cidade do Rio de Janeiro naquele ano. O LP trouxe também citações de composições de Noel Rosa e ainda de Jimi Hendrix: "Third Stone from the Sun", em ritimo de bolero. Outras composições que se destacaram deste mesmo disco foram: "Wolverine" (Luiz Henrique, Abílio, Luiz Gustavo e Humberto Effe), "O homem que não vendeu sua alma" (Luiz Henrique, Abílio, Luiz Gustavo e Humberto Effe), "Rio de Janeiro" (Luiz Gustavo e Humberto Effe) e a faixa-título, "Supercarioca", também de autoria de Humberto Effe. Considerado um dos melhores grupo do Brock dos anos 80, ao lado de Barão Vermelho, Titãs e Hojerizah, e mesmo com dois discos bem sucedidos na curta carreira, foi dispensado da gravadora e o grupo desfez-se logo em seguida.
No ano de 1999, a BMG Brasil compilou 21 músicas da banda no CD "Hot 20", em homenagem ao grupo.
Em 2003 a banda apresentouo show "Novo Mundo' na Boite Melt, no Leblon, Zona sul do Rio de Janeiro. Na ocasião, recebeu os convidados Roberto Freja, Luís Capucho, Cris Braum, Zé Otávio, Fausto Fawcett e Maurício Valadares. Voltou à boite no show "Hipercarioca", no qual interpretou "O x do problema" (Noel Rosa) e "Morena de Angola", de Chico Buarque. Neste mesmo ano, lançou o CD "Novo mundo", com sucessos da banda, além de composições inéditas e participações especiais das atrizes Isabel Guerón, Carolina Sá e Maria Luz no DVD.
No ano de 2004 fez o  lançamento do CD "Novo mundo" no Teatro Rival Br, no Rio de Janeiro.
No ano de 2012 a banda fez o show de abertura de Lobão no Circo Voador, na Lapa, no centro do Rio de Janeiro. O espétáculo foi baseado no LP "Supercarioca", disco considerado emblemática para a carreira do grupo e lançado pelo selo Plug da BMG Ariola no ano de 1988. Segundo o cantor e guitarrista Humberto Effe: "O disco foi esquecido pelo mercado, mas criou um link com as bandas da geração seguintes, como Skank, Patu Fu e Raimundo".

Mais visitados
da semana

1 Luiz Gonzaga
2 Noel Rosa
3 Eumir Deodato
4 Chico Buarque
5 Dorival Caymmi
6 Assis Valente
7 Lupicínio Rodrigues
8 Tom Jobim
9 Geraldo Pereira
10 Pixinguinha