Busca:

Petrúcio Maia

Salvino Petrúcio Mesquita Maia
21/8/1947 Fortaleza, CE
05/5/1994 Fortaleza, CE

Dados Artísticos

Compôs músicas de sucesso em parceria com compositores como José Carlos Capinam, Clodo Ferreira, Belchior, Fausto Nilo, Climério e Augusto Pontes.
Em 1977, a música "Cebola Cortada", parceria sua com Clodo, fez sucesso na voz de Fagner. A música posteriormente foi regravada por vários nomes da MPB, como Milton Nascimento e MPB4.
Em 1980, gravou o disco "Melhor que mato verde".
Em 1994, começou a gravar o disco “Cantos do Planeta”, mas faleceu antes de terminar a obra, que foi finalizada por Bigha Maia. O disco trouxe parcerias suas com compositores como Clodo Ferreira, em "Atmosfera", Fausto Nilo, em "Palmeirais de Prata", e José Carlos Capinam, em "Coração Planetário", além das parcerias com Bigha Maia "Pensamento Belo", "Maravilha(Braço d' Água)", "Não Vá Embora", "Olho do Infinito", "Festa da Lua Cheia" e "Saídas".
O álbum foi lançado em 1996, dois anos após sua morte. 
Desde 2009, dá nome ao festival “Mostra Petrúcio Maia”, realizado anualmente em Fortaleza (CE), com o intuito de valorizar e difundir a música independente da cidade. Em 2017, foi homenageado pela série de livros “Terra Bárbara”, que visa preservar a memória de cearenses notórios, contando suas vidas e experiências. Essa edição da série que tratou de sua vida e obra foi escrita pela cantora, compositora e jornalista Mona Gadelha, e contou com 7 capítulos e 4 apêndices, abordando desde sua infância até a vida adulta, fama e morte.

Mais visitados
da semana

1 Luiz Gonzaga
2 Festivais de Música Popular
3 Chico Buarque
4 Caetano Veloso
5 Dorival Caymmi
6 Gonzaguinha
7 Música Sertaneja
8 Hermeto Pascoal
9 Música Junina
10 Noel Rosa