Busca:

Pedro Landim

Pedro Assumpção de Brito
11/1/1971 Rio de Janeiro, RJ

Biografia

Jornalista. Ator. Poeta e letrista. Filho do poeta e letrista Antônio Carlos Ferreira de Brito (Cacaso) e da antropóloga, professora e pesquisadora Leilah Landim Assumpção de Brito. Em 1982, no livro Mar de Mineiro, de Cacaso, publicou dois poemas: "O mar" e "Brinquedos". Aos 13 anos de idade trabalhou como protagonista no longa-metragem infantil "O cavalinho Azul", da obra de Maria Clara Machado. Por essa época, ingressou no curso de teatro do Tablado, de Maria Clara Machado e fez parte do elenco da peça "A menina e o vento", entre outras. Em teatro foi várias vezes dirigido por Carlos Wilson, premiado encenador do chamado "Teatro jovem". Ainda na década de 1980 participou de diversos trabalhos em cinema e televisão. No início da década de 1990, assinando Pedro Landim, publicou poemas no Jornal Letras e Artes, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.



Em 1981, Cláudio Nucci gravou a música "As Coisas" (Cláudio Nucci, Cacaso e Pedro Landim), no disco "Melhor de Três". Atuou nas peças: "O Ateneu", direção Carlos Wilson, em 1987; "A Menina e o Vento",

direção de Cacá Mourthé, em 1989 e em "O Desnortear da Primavera", direção de Michel Bercovich, em 1994. Em televisão trabalhou em um episódio de Armação Ilimitada, da Rede Globo. No ano de 1995 publicou artigos no Jornal da Cidadania, do Ibase. Em 1997 formou-se em jornalismo pela PUC-Rio. Logo depois trabalhou no Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo e Gazeta Mercantil (atuando na área de esporte). Foi editor da página oficial do Clube de Regatas do Flamengo na Internet. Em 2000, atuou como crítico musical no jornal O Dia. Como letrista, compôs com Rodrigo Maranhão, integrante da banda Bangalafumega, "Zé Serrão". Em 2002 foi publicado pela Editora Sette Letras e Cosac & Naify a antologia "Lero lero", obra poética reunida, compilando sete livros e ainda parte de um material que estava inédito (poemas e desenhos) de autoria de seu pai, o poeta Cacaso. O livro, no qual trabalhou como organizador do material, fez parte da coleção "Às de Colete" e foi lançado na Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro. Neste mesmo, ao lado de Mário Adnet, finalizou a produção do CD "Sem fim", disco traz algumas composições de Cacaso que se tornaram sucesso com os principais intérpretes da MPB.



Bibliografia:



ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Edição: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006, RJ.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008.

Mais visitados
da semana

1 Atílio Versuti
2 Noel Rosa
3 Almir Rogério
4 Nelson Cavaquinho
5 Tibério Gaspar
6 Neguinho da Beija-Flor
7 Jeca Mineiro
8 Trio Elétrico Dodô e Osmar
9 Festivais de Música Popular
10 Caetano Veloso