Busca:

Paulo Thiago

Paulo Thiago
8/10/1945 Aimorés, MG

Dados Artísticos

Em 1962, conheceu Sidney Miller, seu vizinho e colega do Colégio Santo Inácio. Com o parceiro compôs 20 músicas, muitas das quais premiadas em festivais e gravadas por grandes nomes da música popular brasileira.

No ano de 1965, classificou em terceiro lugar o samba "Queixa" (c/ Zé Kéti e Sidney Miller) no "1º Festival da TV Excelsior". A música foi interpretada pelo cantor Cyro Monteiro e posteriormente gravada por Dayse Camargo pela Philips. Por essa época, integrou o grupo "Mensagem", juntamente com Luli, Luís Carlos Sá e Sidney Miller. O grupo se apresentou no espetáculo "O samba pede passagem", do Grupo Opinião.

Uma de suas intérpretes foi a cantora e compositora Luli (que mais tarde viria a fazer dupla com Lucina). A cantora gravou em seu primeiro disco pela gravadora Philips duas composições suas em parceria com Sidney Miller: "Missão" e "Essa favela que eu amo". O disco ainda contou com arranjos do maestro Guerra Peixe.

Compôs com Vica Gigoni o samba "Alvorada", gravado pelo conjunto Os Cariocas.

Entre 1967 e 1969, o grupo vocal Quarteto em Cy gravou várias de suas parcerias com Sidney Miller, entre elas "Bandeira branca". Nesse mesmo ano de 1969, compôs com Sidney Miller 12 canções que formaram "O romanceiro" e foram gravadas por nomes como Gonzaguinha, Gutemberg Guarabyra e Maria Lúcia Godoy, pelo selo do MIS (Museu da Imagem e do Som), com arranjos e regência de Sidney Miller. As músicas formavam a trilha de seu primeiro filme, "Os senhores da terra". Por iniciativa do então diretor do MIS, Ricardo Cravo Albin, foi feito um EP (Extended Play - duas músicas de cada lado) da trilha sonora do filme, depois reproduzidas no disco "O fino da música do cinema brasileiro", lançado pelo MIS/INC/MEC.

Em 1984, compôs com Carlos Moleta a música "Águia na cabeça", canção-título de seu filme homônimo, gravada por Fafá de Belém.

Mais visitados
da semana

1 Creone e Barrerito
2 Trio Parada Dura
3 Mayck e Lyan
4 Tiee
5 Aldir Blanc
6 Hermeto Pascoal
7 Dulce Nunes
8 Noel Rosa
9 Trio Nagô
10 Evaldo Gouveia