Busca:

Paulo Freire

Paulo Freire
Amarante, Portugal

Biografia

Violeiro. Compositor. Guitarrista. Escritor.

Em 1977, largou a Faculdade de Jornalismo para se dedicar à música. Estudou no Clam, escola de música dirigida pelo Zimbo Trio. Foi viver no sertão do Urucuia,de que tomou conhecimento a partir da leitura de "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa. Lá conheceu Manoel de Oliveira, o Manelim, que se tornou seu mestre na viola. Passou dois anos trabalhando na roça e tocando no final da tarde com Manelim. Afirma que ""Para aprender a tocarr viola, é preciso a vivência da natureza, da roça, seu universo"

Outro mestre da viola que o influenciou foi "seu" Zé Costa, morador de Jacu, que, entre outros ensinamentos o levou a uma Folia e Reis.

Usa uma viola fabricada por Virgílio Lima, especialmente desenvolvida para a afinação de "Rio abaixo".

Em 1980, seguiu para São Paulo, onde passou a estudar violão clássico com Henrique Pinto. Trabalhou como redator e repórter do jornal "Notícias Populares", de São Paulo. Como escritor, ao longo da carreira, lançou os livros "Jurupari", um romance, em 2010, "O céu das crianças", em 2008, pela editora Companhia das Letras, "Eu Nasci Naquela Serra", que conta a história de Angelino de Oliveira, Raul Torres e Serrinha, autores de grandes sucessos da música caipira, pela Editora Paulicéia, em 1996, "Lambe-Lambe", pela Editora Casa Amarela, em 2000, com causos dos criadores de saci, "Zé Quinha & Zé Cão, vai ouvindo...", pela Editora Guanabara, em 1993, e "Canto dos Passos", pela Editora Guanabara, em 1998, com algumas experiências pessoais.

Mais visitados
da semana

1 Chico Buarque
2 Caetano Veloso
3 Dorival Caymmi
4 Música Sertaneja
5 Luiz Gonzaga
6 Hermeto Pascoal
7 Nelson Gonçalves
8 Tom Jobim
9 Daniela Mercury
10 Noel Rosa