Busca:

Papete

José de Ribamar Viana
8/11/1947 Bacabal, MA

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira artística aos 13 anos de idade, atuando como cantor na Rádio Gurupi em São Luis (MA). Apresentou-se na emissora até 1967. Ainda nesse ano, compôs sua primeira música, "O bonde", não registrada em disco.

Em 1969, teve registrado pela primeira vez seu trabalho de compositor, com a gravação de sua música "Eu morro se perder você", por Wanderley Cardoso. Nessa época, já atuava como percussionista e violonista.

Em 1970, começou a se apresentar na casa noturna Jogral (SP).

No ano seguinte, realizou sua primeira incursão em estúdio, ao lado de Toquinho.

Em 1974, participou do LP "Música popular do Centro-Oeste", lançado pela etiqueta Marcus Pereira. Gravou, pelo mesmo selo, o LP "Papete, berimbau e percussão".

Em 1975, participou do Festival Abertura (TV Globo).

Gravou, com a cantora Ornela, o disco "Uomini", premiado, em 1977, como Disco do Ano. Por esse trabalho, foi apontado pela critica italiana como o melhor percussionista do mundo.

Entre 1979 e 1981, atuou como músico em shows de Toquinho & Vinicius de Moraes.

De 1982 a 1992, acompanhou Toquinho em 482 shows, em turnê por 18 países.

Foi considerado pela Apca como o melhor percussionista brasileiro nos anos de 1983, 1984 e 1985.

A partir de 1990, passou a apresentar-se pelo Brasil com uma banda própria, interpretando músicas do Maranhão. Nessa época, começou a se dedicar à pesquisa, registro e divulgação das obras de compositores maranhenses.

Ao longo de sua carreira artística, atuou em shows e gravações com Rosinha de Valença, Marília Medalha, Hermeto Pascoal, Osvaldinho da Cuíca, Toquinho e Vinicius, Benito de Paula, Inezita Barroso, Diana Pequeno, Renato Teixeira, Almir Sater, César Camargo Mariano, Rita Lee, Sadao Watanabe, Angelo Branduardi, Andreas Wollenweider, Ornella Vanone e Alex Acuña, entre outros.

Obteve notoriedade internacional por sua técnica no berimbau.

Mais visitados
da semana

1 Festivais de Música Popular
2 Luiz Gonzaga
3 Assis Valente
4 Chico Buarque
5 Caetano Veloso
6 Tom Jobim
7 Hermeto Pascoal
8 Dorival Caymmi
9 Nelson Cavaquinho
10 Música Sertaneja