Busca:

Osvaldo Guilherme

Osvaldo Guilherme
7/3/1919 Campinas, SP
10/3/1995 Campinas, SP

Dados Artísticos

Começou a compor em parceria com Newton Teixeira, que conheceu em 1942, ano em que fizeram a primeira composição juntos, "O que há com você", gravada por Isaurinha Garcia pela Victor. Em 1943, conheceu seu outro futuro parceiro, Denis Brean. Em seguida, foi convocado pelo Exército, onde compôs "Em tudo há uma saudade", gravada mais tarde por Eli Camargo e "Seresteiro", em parceria com o amigo Newton Teixeira que a gravaria tempos depois. Quando deu baixa do serviço militar, voltou a procurar Denis Brean, com quem havia deixado algumas letras para este musicar. Logo a dupla lançou "Onde há fumaça há fogo", gravada por Joel e Gaúcho pela Odeon em 1947, disco em que não consta seu nome na etiqueta. Em seguida, lançaram "Como é burro o meu cavalo", gravada por Bob Nélson.

Em 1951, Francisco Alves lançou pela Odeon o samba "Convite ao samba", parceria com Dênis Brean. Em 1952, compôs com Francisco Alves e José Roy o samba "Se o mundo acabar" e a marcha "Eu hei de encontrar", gravados por João Dias na Odeon. Em 1953 teve mais uma composição gravada por João Dias, a marcha "Grande Caruso", parceria com Augusto Duarte Ribeiro. Em 1956, Jorge Goulart gravou na Continental o samba "Festa do samba", parceria com Dênis Brean. Em 1957, mais uma de suas parcerias com Dênis Brean foi gravada por João Dias, desta vez na gravadora Continental, a marcha "Andorinha". No mesmo ano, teve lançado pela cantora Nora Ney na Continental aquele que seria o seu maior êxito: o samba canção "Fraqueza", parceria com Dênis Brean mas regravado pela cantora Maysa em LP RGE, com grande sucesso.

Em 1962, teve o samba "Na fumaça de um cigarro", registrado por Valter de Almeida na Chantecler. Fez outras parcerias com Dênis Brean: "Raízes"; "Conselho"; "A mulher do meu amigo"; "Chora, coração"; "Cadência do Brasil"; "Presença de Maria" e "Sinal dos tempos". A dupla teve várias composições incluídas em trilhas sonoras de filmes nacionais. Compôs também várias músicas sozinho. Foi autor do letra e da música do hino do Guarani Futebol Clube, de Campinas.

Mais visitados
da semana

1 Noel Rosa
2 Lupicínio Rodrigues
3 Nalva Aguiar
4 Garoto
5 Luiz Gonzaga
6 Pixinguinha
7 Assis Valente
8 Tom Jobim
9 Elza Soares
10 Nelson Cavaquinho