Busca:

Os Quatro Diabos



Dados Artísticos

Grupo vocal e instrumental formado por estudantes da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Seus integrantes eram Carlos José Monteiro de Sousa, nascido em Niterói, RJ em 1916 e falecido na mesma cidade em 1975, que era o líder do conjunto, e que mais tarde tornou-se maestro e arranjador; Nelson Eduardo Souto nascido no Rio de Janeiro em 1917 e falecido na mesma cidade em 1979, Roberto Gonzaga e Luís Gomes Carneiro. Estrearam cantando na Rádio Mayrink Veiga no "Programa Esplêndido", de Valdo de Abreu, no qual cantaram "Porteira infernal", composição do próprio grupo.

No primeiro disco, lançado em 1934, pela Odeon, com as marchas "Muita gente tem falado de você", de Mário Paulo e Arnaldo Pescuma e "A mais bonita do planeta", de N. Souto e R. Gonzaga, apareceram como Os Cinco Diabos devido a participação do cantor Arnaldo Pescuma.

Voltaram em seguida a formar um quarteto. Em 1935, gravaram a marcha "Meu coração", de Kid Pepe e José Fernandes e o samba "Você foi a culpada", de Kid Pepe e Buci Moreira. Embora com uma carreira de curta duração, o grupo participou nesse ano de um dos mais importantes filmes musicais brasileiros, "Alô, alô, Brasil!", de Wallace Downey do qual tomaram parte também Carmen Miranda, Aurora Miranda, Dircinha Batista e Mário Reis, entre outros. Nesse filme, cantaram com Arnaldo Pescuma e Dircinha Batista a marcha "Menina internacional", de João de Barro e Alberto Ribeiro. Em seguida, excursionaram com Carmen Miranda e Aurora Miranda a Belo Horizonte, MG.

Em 1936, gravaram para o carnaval, pela Victor, os sambas "Bombardeio da cidade", de Mário Travassos e "Sou escravo do destino", de Kid Pepe, Germano Augusto e José da Silva. Nesse ano, o grupo tomou parte em outro histórico filme musical brasileiro, "Alô, alê carnaval!", de Adhemar Gonzaga e do qual faziam parte ainda, entre outros, Carmen Miranda, Aurora Miranda, Almirante, Mário Reis e o Bando da Lua. Nesse musical, participaram da música "Muito riso e pouco siso", de João de Barro e Alberto Ribeiro acompanhando a cantora Dircinha Baptista. Atuaram também no Cassino da Urca.

Mais visitados
da semana

1 Lupicínio Rodrigues
2 Hermeto Pascoal
3 Joaquim Calado
4 Caetano Veloso
5 Noel Rosa
6 Festivais de Música Popular
7 Tom Jobim
8 Pixinguinha
9 Dorival Caymmi
10 Música Sertaneja