Busca:

Os Bertussi



Dados Artísticos

Cantores. Instrumentistas. Compositores. Entre seus componentes estão os irmãos Honeyde Bertussi Siqueira - Caxias do Sul, RS - violão e acordeom e Adelar Bertussi Siqueira - Caxias do Sul, RS - acordeom.

Começaram com o nome de Dois Porongos Acoeirados, que significa "duas cabaças amarradas uma na outra" e que, quando sacudidas fazem grande barulho. Contavam então com mais dois irmãos, Wilson e Valmor, que deixaram o grupo em 1950, quando os dois irmãos remanescentes passaram a atuar em dupla. Tornaram-se cantores oficiais do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) de Caxias do Sul. Em 1955, apresentaram-se no Rio de Janeiro, ocasião na qual chamaram a atenção do jornalista e compositor David Nasser que os indicou para a gravadora Copacabana, onde lançaram no mesmo ano um LP, com destaque para a canção rancheira "Nordeste gaúcho", a toada gaúcha "O tropeiro", a valsa "Coração gaúcho" e a polca "Viva São Jorge", todas de autoria da dupla.

Em 1958, lançaram, pela Copacabana, o LP "Só pra você", no qual apresentaram um arranjo para a "Marcha triunfal", da ópera "Aída", de Verdi. Em 1960, foram contratados pela RCA e lançaram o LP "Passeando nos pagos". Lançaram mais dois discos pela RCA.

Em 1990, a dupla mudou de nome, passando a chamar-se Os Bertussi - Adelar Bertussi e seu grupo, com a entrada de Gilnei Bertussi no acordeom, além da inclusão de contrabaixo, guitarra e bateria. Em 1991, lançaram pela ACIT o LP "Do pampa ao Paraná". Em 1995, foram para a Copacabana onde gravaram, dois LPs "Velha porteira" e "O tempo e a vida". Em 2000, a ACIT lançou o CD "O melhor de Os Bertussi". Em 2001, participaram da coletânea "Galpão gaúcho", da gravadora ACIT, interpretando "Na forma", de Ademar Vieira e Zelmar Benitez.

Mais visitados
da semana

1 Caetano Veloso
2 Tom Jobim
3 Assis Valente
4 Nelson Cavaquinho
5 João Gilberto
6 Música Sertaneja
7 Hermeto Pascoal
8 Gilberto Gil
9 Ary Barroso
10 Chico Buarque