Busca:

Orquestra Republicana



Dados Artísticos

Formada por 11 músicos procedentes de diversos grupos de samba e choro do Rio de Janeiro, dentre eles Eduardo Gallotti (voz e cavaquinho), Mariana Bernardes (voz e cavaquinho), Pedro Holanda (voz e violão), Samuel de Oliveira (sax), Sérgio Krakowski (pandeiro e voz), Alfredo Del Penho (voz e violão), Fernando Jovem (trombone), João Hermeto (bateria e percussão), Joana Queiroz (clarineta e sax), Marcos Basílio e Marcelo Bernardes (sax, flauta e arranjos).
Comandou os bailes aos sábados no salão do Clube dos Democráticos, desde sua estréia em 2005, no dia 19 de fevereiro - mesmo dia da primeira Constituição Republicana no Brasil. No entanto, o nome da Orquestra se deve ao fato histórico de que o Clube dos Democráticos teve uma atuação marcante nas campanhas Abolicionista e Republicana. Seus salões eram usados pelos Republicanos para reuniões, que culminaram na derrocada do Império.
Em 2010, lançou seu primeiro CD, "Orquestra Republicana, ao vivo na Lapa", gravado no Clube dos Democráticos, e composto por 11 composições autorais dos músicos representantes da geração considerada responsável pela revitalização cultural do bairro da Lapa. O disco traz canções inéditas que têm como autores alguns dos músicos da própria Orquestra Republicana, como Alfredo Del-Penho, Eduardo Gallotti, Mariana Bernardes, Pedro Hollanda e Samuel de Oliveira. Dentre as canções que compõem o disco, estão "Quebranto" (Alfredo Del-penho e Zé Luis), "Na Lapa" (Pedro Holanda e Orlando Magrinho), "Bloco do Beijo" (Mariana Bernardes, Ignez Perdigão e Alice Passos)," Partido do Homem Solteiro" ( Eduardo Gallotti). O CD é independente e em parceria com a Bolacha Discos.

Mais visitados
da semana

1 Chitãozinho e Xororó
2 Festivais de Música Popular
3 Caetano Veloso
4 Hermeto Pascoal
5 Tom Jobim
6 João Gilberto
7 Noel Rosa
8 Dorival Caymmi
9 Luiz Gonzaga
10 Chico Buarque