Busca:

Odette Ernest Dias

Odette Ernest Dias
2/2/1929 Paris, França

Dados Artísticos

Em 1952 veio para o Brasil, sendo convidada pelo Maestro Eleazar de Carvalho para fazer parte da Orquestra Sinfônica Nacional, na qual atuou até 1974. Integrou as orquestras da Rádio Tupi, da Rádio Mayrink Veiga, da Rádio Nacional e da TV Globo. Participou de gravações com inúmeros artistas da música popular. Exerceu as funções de solista de orquestra, recitalista e camerista. Fundou a Camerata do Rio. Atuou como professora do Conservatório Brasileiro de Música e da Pró-Arte (RJ).

De 1974 a 1994, residindo em Brasília, fez parte do corpo docente da Universidade de Brasília, titular por notório saber, atuando como professora de Flauta, Estética e Musicologia. Atuou como professora visitante da Universidade do Texas em Austin (EUA, em 1982), como professora visitante na Universidade Federal de Minas Gerais em 1992 e como professora convidada pela Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte (MG). Exerceu as funções de pesquisadora pelo CNPq e de consultora do CNPq e da CAPES.

Participou, como professora e recitalista, dos Festivais de Ouro Preto, Diamantina, São João del-Rei, Campos do Jordão, Brasília, Campos e Curitiba, entre outros. Como recitalista, gravou os discos "Recital", "Sarau brasileiro", "História da flauta brasileira", "Carlos Gomes", "Modinha sem palavras", "Sonatas de Bach" e "Le rossignol". Atuou como intérprete de músicas da trilha sonora de "Rio de memórias", filme de José Inácio Parente. Publicou o livro "Mateus-André Reichert: um flautista belga na corte do Rio de Janeiro", pela Editora Universidade de Brasília/CNPq. Foi nomeada para fazer gestões e para redigir a seção referente à atividade musical de Diamantina para o dossiê de tombamento da cidade como patrimônio da humanidade, encaminhado pelo Iphan à Unesco. Vem atuando nos últimos 20 anos em pesquisa sobre a formação da música brasileira, trabalho que resultou em diversos discos gravados, artigos e livros publicados, participação em congressos especializados e recitais no Brasil e no exterior. Foi agraciada pela Funarte e pelo governo do Distrito Federal com a Comenda de Mérito Cultural por suas atividades musicais.

Mais visitados
da semana

1 Festivais de Música Popular
2 Caetano Veloso
3 Música Sertaneja
4 Lupicínio Rodrigues
5 Hermeto Pascoal
6 Dorival Caymmi
7 Chico Buarque
8 Raul Seixas
9 Dona Ivone Lara
10 Daniela Mercury