Busca:

Octavio Babo

Octavio Babo Filho
1915 Rio de Janeiro, RJ
01/10/2003 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Sua atuação na música popular brasileira ficou marcada pela canção de natal "O velhinho", defendida em concurso natalino pelo cantor João Dias e classificada em terceiro lugar. A composição no entanto alcançou grande aceitação popular e se tornou um clássico do repertório natalino, cujos versos famosos diziam : "Botei meu sapatinho/Na janela do quintal/Papai noel deixou/Meu presente de natal". Em 1945, fez com Elpídio Viana a marcha "Excesso de lotação" e o samba "Ela ainda não voltou" gravadas pelo Conjunto Tocantins na Continental. Em 1948, fez com Paulo Barbosa o samba "Dagmar" gravado em dueto por Lauro Borges e Castro Barbosa na gravadora Star.

Em 1953, a valsa "O velhinho" foi gravada por João Dias em dueto com Edith Falcão na Odeon. Em 1955, Carlos Galhardo gravou na RCA Victor a "Marchinha do Fon-Fon". Em 1957, Carlos Galhardo regravou com sucesso na RCA Victor a valsa "O velhinho". Nesse ano, compôs com Gerson Filho a marcha "Por mulher nunca chorei" gravada pelo próprio Gerson Filho ao acordeom com vocal de Luiza de Castro.

Em 1958, o baião "Segure-gure", foi gravado na RCA Victor por Gerson Filho, parceria dos dois. Em 1959, teve o samba "O pranto é meu" gravado por Maria Lopes na Todamérica. Nesse ano, teve a valsa "Mamãe, mamãezinha" gravada por Carlos Galhardo na RCA Victor. Em 1960, o sanfoneiro alagoano Gerson Filho gravou o samba "Teimoso". Em 1961 sua marcha "Por mulher nunca chorei", com Gerson Filho foi regravada na Chantecler por Ataíde Pereira. Em 1962, Carlos Galhardo gravou a marcha "Rio enxuto". Em 1963, compôs com Gerson Filho o "Baião da meia-noite" e o forró "Desengonçado" gravados pelo próprio Gerson Filho na RCA Victor. Em 1964, teve o samba-canção " Pelo Bem Que Eu Te Quero", gravado por Moacyr Silva e sua orquestra e coro no LP "É tempo de samba Nº 2 - Moacyr Silva, Sua Orquestra e Coro", da gravadora Copacabana. 

Em 1970, teve a música "Luar, saudade" gravada por Carlos Galhardo na RCA Victor. Uma das gravações mais conhecidas da valsa "O velhinho" foi feita por Luiz Bordón e sua harpa em disco Continental em 1975.

Mais visitados
da semana

1 Durval e Davi
2 Tiee
3 Gilberto Monteiro
4 Teresa Cristina
5 Creone e Barrerito
6 Martha Rocha
7 Vinicius de Moraes
8 Festivais de Música Popular
9 Noel Rosa
10 Luiz Gonzaga