Busca:

Nuno Veloso

Nuno Veloso Linhares
15/3/1930 Fortaleza, CE

Dados Artísticos

Entre 1957 e 1960, foi presidente da Ala de Compositores da Mangueira.

Gravou, em 1960, pela RCA Victor, o samba "Brasil, ciência e arte", de autoria de Cartola e Carlos Cachaça. Por essa época, juntamente com Cartola, Nelson Cavaquinho, Zé Kéti, Elton Medeiros e Jorge Santana, formou o grupo "A Voz do Morro" que se apresentou uma única vez em um programa de televisão, desfazendo-se logo depois.

Em 1968 o grupo Os Cinco Crioulos (Paulinho da Viola, Nélson Sargento, Elton Medeiros, Anescarzinho do Salgueiro e Jair do Cavaquinho) gravou no LP "Samba... no duro - volume II", pela gravadora Odeon, uma composição de sua autoria, "Desculpar, não desculpei" (c/ Elton Medeiros). No ano seguinte, no LP "Samba... no duro - volume III", o mesmo grupo interpretou de sua autoria "Aquela nega", também em parceria com Elton Medeiros.

No ano de 1973, Elza Soares interpretou, de sua autoria, "Festa da vinda" (c/ Cartola), música que Cartola incluiria, no ano seguinte no LP "Cartola", pelo selo Marcus Pereira.

Maria Creuza, em 1975, interpretou "Soldado do amor", parceria sua com Cartola. Nesse mesmo ano, Elza Soares regravou "Festa da vinda". No ano seguinte, Renata Lú incluiu, no LP "Sandália de prata", a música "Arremedo de um nada" (c/ Cartola).

No ano de 1977, pela RCA Victor, Cartola gravou "A canção que não chegou", parceria de ambos. Dois anos depois, sua composição em parceria com Cartola, "Senões", foi gravada pelo próprio parceiro em disco pela RCA Victor.

Em 1980, Cartola regravou "Soldado do amor" e, em 1982, regravou "Senões" em disco lançado pela Eldorado.

Em 1984, produzido pela Funarte, foi lançado o LP "Cartola entre amigos", disco no qual também participaram Creusa (filha adotiva de Cartola com Deolinda), Dona Neuma, Padeirinho, Monarco, Doca da Portela, Nadinho da Ilha, Cláudia Savaget, Paulo Marquês e o próprio Cartola com gravações recuperadas. Neste disco interpretou "Rolam nos meus olhos", parceria com Cartola. Na década de 1990 o disco "Cartola entre amigos" foi relançado em CD pela gravadora Atração Fonográfica.

No ano de 1997, "A canção que não chegou" e "Senões" foram incluídas no CD "Cartola", da Coleção "Grandes Mestres da MPB", da gravadora BMG.

No ano de 2002 foi lançado o livro "Velhas histórias, memórias futuras" (Editora Uerj) de Eduardo Granja Coutinho, livro no qual o autor faz várias referências ao compositor.

Segundo entrevista de Nuno Veloso, compôs cerca de duzentas músicas em parceria com Cartola em convivência de cerca de 30 anos.

Mais visitados
da semana

1 Chico Buarque
2 Caetano Veloso
3 Dorival Caymmi
4 Música Sertaneja
5 Luiz Gonzaga
6 Hermeto Pascoal
7 Nelson Gonçalves
8 Tom Jobim
9 Noel Rosa
10 Daniela Mercury