Busca:

Nozinho

Carlos Vasques
4/11/1887 Macau, RN
20/3/1962 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira de cantor cômico na Casa Edison, contratado por Fred Figner. Pouco mais tarde, o cantor passou a integrar o primeiro grupo de cantores profissionais da Casa Edison, ao lado de Mário Pinheiro, Baiano, Cadete e Eduardo das Neves. Em 1907, foi contratado para fazer locuções na Casa Edison, anunciando os discos: era ele quem, na maioria das vezes anunciava as músicas nas gravações mecânicas, dizendo que o disco fora "gravado para a Casa Edison, Rio de Janeiro". No mesmo ano, fez sua primeira gravação: a modinha "Em noite de seresta", de autor desconhecido. Em seguida, gravou o lundu "O padre e o sacristão" e a modinha "Em noites belas". Em 1908, gravou pela Odeon a modinha "Olhar de santa", de motivo popular. No mesmo ano, gravou com Mário Pinheiro e Eduardo das Neves os cômicos "Numa casa de pasto", "Uma cena entre dois gagos na estrada de ferro", "Serenata interrompida" e "Uma kermesse", de autores desconhecidos. Na mesma época, gravou com os dois cantores e mais a cantora Nina Teixeira a cena cômica "Uma festa na Penha", também de autor desconhecido.

Em seguida, passou a gravar na Favorite Records, cujos discos eram fabricados na Europa para a Casa Faulhaber, estreando com a modinha "Recordações", de autor desconhecido.

Considerado um dos grandes intérpretes de Catulo da Paixão Cearense, possuía um extenso repertório de modinhas.

Foi o primeiro cantou norte-rio grandense a realizar uma gravação de disco.

Gravou também na Columbia onde lançou as modinhas "Recordação", de autor desconhecido, "Meu mistério", de Guilherme Cantalice e Catulo da Paixão Cearense e "Acorda", de Firmino Cândido de Figueiredo, além do lundu "Depõe a musa", de motivo popular. Gravou também a modinha "Bambino", de Ernesto Nazareth.

No LP "Os pioneiros", vol.6 da série "Monumentos da Música Popular Brasileira", aparece como cantor no lundu "Olhar de Santa", de autor desconhecido.

Mais visitados
da semana

1 Jota Raposo
2 Hermeto Pascoal
3 Nelson Cavaquinho
4 Caetano Veloso
5 Noel Rosa
6 Chico Buarque
7 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
8 Luiz Gonzaga
9 Milton Nascimento
10 Festivais de Música Popular