Busca:

Nora Ney

Iracema de Souza Ferreira
20/3/1922 Rio de Janeiro, RJ
28/10/2003 Rio de Janeiro, RJ

Não deixe de ver:

Biografia

Cantora.

Nasceu no bairro carioca de Olaria, na Rua Angélica Mota, nº 34, filha de Dárcio Custódio Fereira, funcionário da Câmara dos Deputados. Aos oito anos foi matriculada num grupo escolar em Olaria e mais tarde formou-se em Contabilidade pelo Instituto Rui Barbosa. Aprendeu sozinha sua primeira música ao violão, "Valsa de cristal", observando as aulas que suas irmãs tomavam com uma professora. O pai, surpreso e entusiasmado, resolveu presenteá-la com um violão. Apesar disso, só passou a estudar música mais tarde, com Aída Gnattali (solfejo e leitura musical). Em casa chamavam-na de Ceminha. Antes de decidir-se pela carreira de cantora, freqüentava assiduamente os programas radiofônicos de auditório, onde não perdia a oportunidade, se o animador solicitasse aos ouvintes da platéia, de subir ao palco e cantar um sucesso estrangeiro (achava que não poderia cantar em português por causa dos seus 'erres' muito carregados). Casou-se em fins da década de 1940 e desta união teve dois filhos, Vera Lúcia e Hélio. O casamento não a fez feliz, pois o marido, Cleido, passou a agredi-la em brigas constantes. Depois de alugar e mobiliar um apartamento em Copacabana, com suas próprias posses, acumuladas com seu trabalho como cantora, deixou o marido, que passou a ameaçá-la de morte. Logo depois entrou com uma ação de desquite litigioso, da qual saiu vitoriosa. Um dia, declararia: "Nunca tive ódio dele, apesar das surras que me deu e de tudo quanto me fez passar". Depois de separada, passou a viver com o cantor Jorge Goulart, uma longa e definitiva união, que, segundo ela, foi seu "grande amigo nos dias difíceis e o companheiro fiel dos dias de glória". Em 1961 submeteu-se a uma plástica de nariz. Costumava dizer: "Meu nariz nasceu errado". Em 1963, sua filha, Vera Lúcia, foi eleita Miss Brasil. O filho, Hélio, estudou na França e, segundo Nora, "é um bom baterista". Por conta e sua atuação política juntamente com Jorge Goulart no Partido Comunista, teve que se auto exilar após o golpe militar de 1964.

Em 1979 passou por sérios problemas de saúde por conta de um câncer na bexiga, do qual se recuperou. Em 1992, depois de 39 anos de vida em comum, casou-se com o cantor Jorge Goulart. Meses depois, quando se apresentava em um show no Fluminense (clube carioca), sofreu um acidente vascular cerebral, que lhe deixou seqüelas, impedindo-a de voltar aos palcos. Continuou residindo no Rio de Janeiro com seu companheiro, Jorge Goulart.

Faleceu em hospital do bairro da Tijuca, Rio de Janeiro vítima de falência múltipla dos órgãos devido a câncer generalizado provocado por efizema pulmonar. Seu viúvo, Jorge Goulart, programou um espetáculo em sua homenagem para o fim de 2003 no Teatro João caetano.

Mais visitados
da semana

1 Noel Rosa
2 Leo Canhoto e Robertinho
3 Hermeto Pascoal
4 Caetano Veloso
5 Festivais de Música Popular
6 Nelson Cavaquinho
7 Elza Soares
8 Chico Buarque
9 Tom Jobim
10 Jorge Benjor