Busca:

Ney Murce


5/4/1947 Rio de Janeiro, RJ

Biografia

Produtor cultural. Compositor.



Criou o "Projeto Meio-dia", série de espetáculos semanais apresentada no Centro Cultural Cândido Mendes (RJ), durante quase 10 anos, e, numa segunda fase, em faculdades e espaços abertos.

Dirigiu e roteirizou vários concertos de música popular no Teatro Municipal e na Fundição Progresso (RJ), além de ter produzido diversos discos, verbetes, exposições ícono-biográficas e depoimentos gravados em vídeo, hoje parte do acervo do Museu da Imagem e do Som e de outras instituições culturais.

Foi responsável por séries históricas, apresentadas no Teatro do BNDS, com Paulo Tapajós, Hermínio Belo de Carvalho, Sérgio Cabral, João Máximo, Ricardo Cravo Albin e Jairo Severiano, como "Cantando e contando os carnavais", "Da charamela ao choro elétrico", "Ciclo Mignone", "Lamartine Babo", "80 anos de Noel Rosa", "Cantando a primavera" e "70 anos do rádio", entre outros.

Atuou como colaborador de Ricardo Cravo Albin na sua presidência do MIS, na "Revista Guanabara" e como vice-presidente do pesquisador na Associação dos Amigos do MIS (Amis), na gestão de Maria Eugênia Stein.

Recebeu, em 1988, o título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, pela sua contribuição com o "Projeto Meio-dia" para ampliação da atividade artística em espaços e horários alternativos.

É sócio fundador da Mercado Promoções, através da qual vem realizando eventos culturais como "Projeto IBM, encontro marcado com a arte" e "Terças acústicas da Light", entre outros. Vem trabalhando no projeto dos Reveillons cariocas, como o de de 2001/2002, quando promoveu espetáculos musicais na orla carioca.

Em 2002, como membro do Conselho Empresarial de Cultura da Associação Comercial do Rio, promoveu, pela Associação, o evento "Juscelino é Cem", em homenagem aos cem anos do Presidente Juscelino Kubitschek.

Como compositor, é parceiro de Reginaldo Bessa, Célia Vaz e Amauri Tristão, entre outros.



Bibliografia Crítica:



ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Edição Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008.

Mais visitados
da semana

1 Tiee
2 Pixinguinha
3 Luiz Gonzaga
4 Eumir Deodato
5 Raul Seixas
6 Nelson Gonçalves
7 Garoto
8 Elza Soares
9 Dorival Caymmi
10 Caetano Veloso