Busca:

Neoci

Neoci Dias de Andrade
12/8/1937 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Estreou como compositor em 1974, quando a cantora Elza Soares gravou "Nos braços do samba" (c/ Dida), no LP "Quem é bom já nasce feito", pela gravadora Tapecar. Neste mesmo ano, Elza Soares gravou outro disco, "Samba, minha raiz", também pela Tapecar, no qual incluiu "Deus é viola" (c/ Dida).
No ano de 1978, Beth Carvalho, frequentadora assídua do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, trouxe para o grande público o conhecimento de compositores como Jorge Aragão, Dida, Neoci Dias e outros componentes do grupo Fundo de Quintal. Esses compositores foram os fomentadores de um novo estilo, que unia instrumentos pouco usados em rodas de samba, como tamborim, banjo com braço de cavaquinho, tantã e pandeiro,  fazendo ritmo diferente. Desse grupo, a cantora gravou com grande sucesso "Vou festejar" (Jorge Aragão, Dida e Neoci Dias) no LP "De pé no chão", que alcançou a marca de 500 mil cópias vendidas, inaugurando, assim, uma nova fase no samba carioca, que viria mais tarde a influenciar todo o país.
No ano de 1979 no LP "Gostoso veneno", Alcione gravou "Primeira escola", (c/ Dida e Jorge Aragão). No ano seguinte, Neguinho da Beija-Flor no LP "Vida no peito" interpretou "Nego preguiçoso", parceria de Neguinho da Beija-Flor, Almir Guineto e Neoci Dias.

Mais visitados
da semana

1 Jota Raposo
2 Hermeto Pascoal
3 Caetano Veloso
4 Nelson Cavaquinho
5 Chico Buarque
6 Noel Rosa
7 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
8 Luiz Gonzaga
9 Milton Nascimento
10 Festivais de Música Popular