Busca:

Munhoz e Mariano



Dados Artísticos

Cantores. Dupla sertaneja.

Raphael Calux Munhoz Pinheiro  - 20/4/1986 - Campo Grande, MS
Ricardo Mariano Bijos Gomes -15/10/1986 - Campo Grande, MS

Eram vizinhos desde os 6 anos de idade, em Campo Grande (MS). Oriundos de família humilde, ambos começaram a trabalhar antes dos 10 anos, Munhoz entregando cestas básicas, e Mariano entregando quentinhas. Na adolescência, adotaram seus nomes de batismo para a dupla, Ricardo e Rafael. Entretanto, já havia um registro para esses nomes feito por outra dupla, do interior de São Paulo. Adotaram então seus respectivos segundos nomes: Munhoz e Mariano.

Em 2006, passaram a cantar juntos, aos domingos, em um bar da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Inicialmente, adotaram Rafael e Ricardo como nome da dupla. Posteriormente, decidiram adotar seus sobrenomes como os respectivos nomes artísticos. Em 2007, foram convidados pela  ACQM (Associação Campograndense dos Criadores de Quarto de Milha) para se apresentarem em uma festa tradicional em Campo Grande, MS. A partir de então, contratados pelo empresário Joaquim Caminha, começaram a fazer vários shows pela cidade, chegando a realizar, em algumas ocasiões, dois shows por dia. Em 2009, a dupla lançou seu primeiro CD. O álbum foi gravado ao vivo, em uma casa de shows de Campo Grande. Em 2010, foram os vencedores do concurso "Garagem do Faustão", com a música "Sonho bom". O concurso consistiu em um quadro do programa "Domingão do Faustão", da Rede Globo de Televisão. Como consequência da repercussão deste feito, assinaram contrato com a Som Livre, que lançou o primeiro DVD da dupla. O álbum já havia sido gravado no mesmo ano, meses antes, em show para 20 mil pessoas, realizado no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, MS. O show, que também foi lançado em CD, contou com 13 músicas inéditas e 8 regravações da própria dupla, entre elas, os sucessos "Putaiada du Carai", "Comendo Água(Alô To Num Bar)" e "Zé Goré".

Até 2011, a dupla contabilizava cerca de dez fã clubes, espalhados pelo Brasil. Em 2012, fizeram sucesso em todo o Brasil com a música "Camaro amarelo", cujo clipe atingiu, somente nesse ano, a marca de quase 40 milhões de acessos no site youtube. Na festa de ano novo de 2012 para 2013, apresentaram-se em Belo Horizonte (MG). No mesmo ano, apresentaram-se como uma das atrações principais da 58º Festa de Peão de Barretos.

Em 2015, lançaram o terceiro DVD da carreira, “Nunca Desista - Ao Vivo No Prudentão”, gravado ao vivo na presença de 45 mil pessoas no estádio Paulo Constantino, em Presidente Prudente (SP). O disco apresentou 22 faixas, incluindo as extras “Vai Ficar Louca” e “Aí Complica”, e teve participações especiais de Thiaguinho, na faixa “Kit Kat”, e Luan Santana, em “Longe Daqui”.

Em 2016, lançaram mais um DVD, “Ao vivo em Fortaleza”, produzido por Dudu Borges. O disco, lançado pela Som Livre, teve como principal sucesso a faixa “pen drive de modão”, que, com a participação especial da dupla Zé neto e Cristiano, figurou, segundo a Billboard Brasil entre as mais executadas do país.

Em 2017, lançaram mais um DVD, "Violada dos Munhoiz", pela Som Livre, gravado ao vivo na casa Valley Acoustic, em Campo Grande (MS), cidade natal da dupla.
O projeto contou com participação especial da dupla Cesar Menotti e Fabiano, nas faixas "Leilão" e "Caso marcado". No mesmo ano, apresentaram-se como uma das principais atrações da 62ª Festa de Peão de Barretos.

Mais visitados
da semana

1 Luiz Gonzaga
2 Eumir Deodato
3 Noel Rosa
4 Chico Buarque
5 Assis Valente
6 Dorival Caymmi
7 Tom Jobim
8 Lupicínio Rodrigues
9 Romildo
10 Caetano Veloso