Busca:

Mombaça

Genilson dos Santos
13/1/1960 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Em 1982, com dois colegas de faculdade, fundou o Trio Centelha, com o qual veio a ter sua primeira experiência com a MPB.
Em 1994, o grupo Musical Coeur Sambá, produzido por Martinho da Vila, gravou "Princesa princesa", de sua autoria.
No ano de 1997 Mart'nália lançou, pela gravadora ZFM Records, o CD "Minha cara", no qual incluiu "Entretanto", parceria de ambos.
Sua composição "Chega", em parceria com o cantora e compositora Mart'nália, foi inscrita em um festival de MPB na cidade de Friburgo, sendo incluída mais tarde em seu primeiro disco.
No ano 1999 lançou o primeiro disco-solo intitulado "Mombaça", no qual contou com a participação especial da cantora e parceira Mar'nália na faixa "Queixumes".
Em 2001 fez parte da delegação que representou o Brasil na "Terceira Conferência Mundial Contra o Racismo, o Preconceito Racial, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas", em Durban, na África do Sul. Por esta época, começou a compor as músicas que viriam a fazer parte do seu segundo disco.
Em novembro de 2002 lançou, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, o CD "Afro memória". No show contou com as participações especiais de Susana Werner, Neusa Borges e Mart'nália interpretando "Pretinhosidade" (Mombaça e Mart'nália), faixa que havia gravado em participação especial no disco e que tivera uma certa divulgação em várias emissoras de rádio do Rio de Janeiro. No disco também foram incluídas as composições "Conferência Nacional" e "Dama de Ébano", ambas de sua autoria. Neste mesmo ano de 2002 a parceira Mart'nália incluiu duas compoisções de ambos: "Beco" e "Chega" no CD "Pé de meu samba". Neste mesmo ano produziu o CD independente "Luzes", da cantora e atriz Neusa Borges.
Em 2004 no CD e DVD ao vivo "Pé de meu samba", Mart'nália incluiu uma nova versão para "Entretanto" (Mart'nália e Mombaça), desta vez contando com a participação especia do cantor e compositor Moska.
No ano de 2007 lançou, pelo Selo Lua Negra, do qual é um dos sócios, o disco "Afro memória + Pretinhosidade", no qual contou com as participações de Cláudio Jorge (violão), Jovi Joviniano (percussão) e Mariana Blanc (capa e artes gráficas). No disco interpetou as faixas "Obnubilado", "Entre nós", "Afro memória", "Quadro negro", "Mandelas", "Reparação", "Menino de rua não pode morrer", "Na serra da nossa barriga" e "Paciência", todas de sua autoria e ainda as faixas "Chega" e "Pretinhosidade", ambas em parceria com Mart'nália. Neste mesmo ano faz dois show no Clube das Nações, em Brasília, no Distrito Federal e logo depois fez turnê com a banda por países africanos: Botsuana, Quênia e Togo, neste último país representou o Brasil no "Festival de Divindades Negras".
Durante a carreira participou de vários shows coletivos, tais como "Nelson Mandela, o Rio te abraça", dividindo o palco com Alcione, Sandra de Sá, Tim Maia e Emílio Santiago, entre outros; "Terra e Democracia" (com Xuxa, Djavan, Elba Ramalho, MPB-4) e "180 Anos do Teatro João Caetano". Apresentou-se, em carreira solo, no Terreirão do Samba e nos palcos dos teatros Rival BR e Ginástico, ambos no Rio de Janeiro e alguns shows com direção de Túlio Feliciano.
Participou do projeto "Encontros Notáveis", no Teatro Dulcina. Montou o show "Mombaça canta Djavan" no Teatro do Clube do América, com direção de Neusa Borges.
Compôs, em parceria com Mu Chebabi, a música “Vem vencer” contra as cenas de racismo que ocorreram em jogos de futebol. A música virou clipe, com produção, arranjos, regência e direção musical de Arthur Maia, e contou com a participação de vários artistas, entre os quais Chico Buarque, Gilberto Gil e Marcelo Yuka.
Tem composições gravadas por Ana Costa ("Mulata trabalhada na cintura"); Sálda Farah ("Você foi o culpado") e Mart'nália ("Beco", "Pretinhosidade", "Entretanto" e "Chega") e nos CDs "A Lua me disse" (faixa "Arpoador") e no CD "3º Festival Carrefour de MPB" (faixa "Fim de linha").
Entre seus diversos parceiros musicais, destacam-se Sandra de Sá, João Suplicy, Ana Costa e Mart'nália, sua mais constante parceira.

Mais visitados
da semana

1 Jota Raposo
2 Ferrugem (Jheison Failde de Souza)
3 Elis Regina
4 Caetano Veloso
5 Noel Rosa
6 Creone e Barrerito
7 Aldir Blanc
8 Nelson Cavaquinho
9 Paulinho da Viola
10 Luiz Gonzaga