Busca:

Milton Banana

Antônio de Souza
23/4/1935 Rio de Janeiro, RJ
15/5/1999 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira profissional em 1955, como baterista da Orquestra de Waldir Calmon, apresentando-se na Boate Arpège (RJ). Nesse mesmo ano, passou a integrar o conjunto de Djalma Ferreira (Milionários do Ritmo), apresentando-se na boate Drink.

Em 1956, atuou como baterista do conjunto de Luiz Eça, que se apresentava na boate do Hotel Plaza.

Em 1959, participou, pela primeira vez, de um trabalho em estúdio, acompanhando João Gilberto na antológica gravação de "Chega de saudade" (78 rpm).

Em 1962, apresentou-se, ao lado de João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Morais e Os Cariocas, no show "Encontro", produzido por Aloysio de Oliveira, na boate Au Bon Gourmet. Nesse mesmo ano, apresentou-se com João Gilberto na Boate 676 (Argentina) e participou do Festival de Bossa Nova realizado no Carnegie Hall (Nova York, EUA).

Em 1963, ainda nos Estados Unidos, gravou com Stan Getz, João Gilberto e Astrud Gilberto. Nesse mesmo ano, viajou para a Europa com João Gilberto, João Donato (piano) e Tião Neto (baixo), realizando shows na Itália e na França.

Criou o Milton Banana Trio, que teve diferentes formações e gravou inúmeros discos.

Atuou com diversos artistas brasileiros em shows e gravações.

Em 1998, apresentou o show "Chega de saudade" em Copacabana.

Considerado "Rei do Ritmo", faleceu em 1999. Em seu velório, no Cemitério São João Batista (RJ), chamava a atenção dos amigos presentes uma coroa de flores com os dizeres "A Milton, a quem o Brasil não homenageou nem reconheceu nunca. Ass.: todos os músicos do Brasil", que se soube ter sido enviada por João Gilberto.

Mais visitados
da semana

1 Luiz Gonzaga
2 Assis Valente
3 Chico Buarque
4 Eumir Deodato
5 Dorival Caymmi
6 Noel Rosa
7 Caetano Veloso
8 Tom Jobim
9 Festivais de Música Popular
10 Romildo