Busca:

Mestre Zé Paulo

José Paulo Miranda
15/3/1937 Apiacá, ES
13/6/2005 Rio de Janeiro, RJ

Biografia

Instrumentista. Violonista. Cavaquinista.

Nasceu no diz 13, mas o pai o registrou dois dias após por motivo de supestição.

Filho de Álvaro Ramos de Miranda, violonista que tocou com Pixinguinha, Benedito Lacerda, Rogério Guimarães, Tico-Tico e Dante Santoro.

Nasceu na cidade de Apiacá, no Espírito Santo. Ainda pequeno, a família mudou-se para o Rio de Janeiro. Inicialmente foram morar no bairro de Santo Cristo, onde aprendeu os primeiros acordes de violão com o violonista (amigo de seu pai) Dino Sete Cordas. Por essa época, estudava também cavaquinho. Logo depois, a família transferiu-se para o bairro de Ramos, subúrbio da Leopoldina.

Durante oito anos estudou violão, tendo como colega de estudo o também iniciante Baden Powell. Aos 10 anos tocava no palco da igreja Nossa Senhora das Mercês, em Ramos, na ocasião, apresentavam-se também Claudete Soares, Helen de Lima, Alaíde Costa e Baden Powell. Participou, ainda menino, dos programas de calouros da Rádio Nacional, nos quais conviveu com Ary Barroso, além de Renato Murce (Programa 'Papel Carbono') e Jorge Cury (Programa 'A Hora do Pato').

No ano de 1964, abandonou a carreira de músico, dedicando-se à carreira de jornalista.

Trabalhou no Jornal do Brasil, Jornal O Globo e no tablóide "O Pulso". Apesar do tablóide ser dedicado à classe médica, tinha como redator o poeta Carlos Drummond de Andrade.

Por volta de 1973 resolveu deixar a carreira de jornalista (na época, no Jornal O Globo) e passou a dedicar-se exclusivamente à carreira de músico.

Seu irmão Carlos Miranda também é músico e atua como pandeirista em vários grupos e gravações de diversos artistas.

Faleceu devido a uma parada cardíaca no momento em que se apresentava no Restaurante Siri Mole & Companhia, no meio de um solo de cavaquinho para "Inútil paisagem", de Tom Jobim.

Músico requisitado por um grande número de cantores e amigos, respondia sempre sorrindo quando o convidavam: "É só dizer a hora, a roupa e o tom".

Mais visitados
da semana

1 Dorival Caymmi
2 Festivais de Música Popular
3 Chico Buarque
4 Caetano Veloso
5 Luiz Gonzaga
6 Raul Seixas
7 Assis Valente
8 Música Sertaneja
9 Lupicínio Rodrigues
10 Nelson Cavaquinho