Busca:

Mazzola (2)

Marco Aurélio da Silva Mazzola
25/4/1950 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira profissional na PolyGram (hoje Universal), onde trabalhou durante 16 anos. Foi diretor artístico da Warner, da CBS e da Sony. Em 1996, criou a MZA Music, direcionada ao lançamento de novos artistas e à realização de projetos especiais ligados à música popular brasileira.

Ao longo de sua trajetória, assinou a produção musical de discos de vários artistas brasileiros, como Gal Costa, João Bosco, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Djavan, Gilberto Gil, Chico Buarque, Simone, Elis Regina, Caetano Veloso, banda Eva, RPM, Ivete Sangalo, Elba Ramalho e Emílio Santiago, entre outros. Atuou também no mercado internacional, com destaque para as seguintes produções: o álbum de Paul Simon com o Olodum, "Rythim of the Saints", que vendeu 7.000.000 de discos; a faixa (co-produzida com Phill Ramone) “I’ve Got the World on a String” do disco “Duets” (1993), de Frank Sinatra, dueto do cantor com Lisa Minelli; duas faixas do CD “Brazil”, do grupo Manhattan Transfer (contemplado com o Prêmio Grammy de 1989, na categoria Melhor Disco); e o CD “Amaury Gutierrez” (1999), disco de estréia do cantor cubano. Colaborou com Quincy Jones no LP gravado ao vivo por Miles Davis em Montreux, em 1994. Sua atividade no mercado fonográfico totalizou a marca de mais de 48 milhões de discos vendidos, gerando 73 Discos de Ouro, 43 Discos de Platina e 16 Discos Duplos de Platina, além de quatro Discos de Diamante (“The Rythm of the Saints”, de Paul Simon; “Rádio Pirata ao Vivo”, do grupo RPM; o compacto “Não Chore Mais”, de Gilberto Gil; e “Vou de Táxi”, de Angélica).

Criou e dirigiu, até 1997, a Noite Brasileira do Festival de Montreux, reassumindo o posto em 1999.

Em 2005, foi homenageado, durante a Noite Brasileira do Festival de Montreux, por seus 30 anos de produção musical. Nesse mesmo ano, lançou o CD duplo "MPBZ - 30 Anos de Música" (MZA), contendo gravações originais que produziu ao longo de sua trajetória.

É membro votante da Latin Academy of Recording Arts & Sciences (Laras), responsável pelo Prêmio Grammy Latino.

Lançou, em 2007, o livro autobiográfico “Ouvindo estrelas” (Editora Planeta).

Mais visitados
da semana

1 Elis Regina
2 Ronaldo Bôscoli
3 Noel Rosa
4 Irmãs Galvão
5 Isolda
6 Caetano Veloso
7 César Camargo Mariano
8 Chitãozinho e Xororó
9 Tom Jobim
10 José Camillo