Busca:

Marlene

Vitória Bonaiutti De Martino
22/11/1922 São Paulo, SP
13/6/2014 Rio de Janeiro, RJ

Crítica

Há cantoras que não precisam provar nada. São o que são. É o caso de Marlene, cuja participação histórica na MPB é tão grande e tão importante que deve necessariamente isentá-la de modismos, da obrigatoriedade de repertório novo, da necessidade de conquistar públicos bizarros.

E por quê? Porque tudo o que essa paulista irrequieta conseguiu juntar ao longo de uma estrada de mais de cinqüenta anos de muita música e muita beleza faz dela um ícone, um mito. Uma certeza que não precisa provar mais nada para demonstrar talentos tardios ou brilharecos fugazes.

Marlene é Marlene. E ponto final. De preferência cantando músicas que não são nem velhas nem novas, porque eternas. De preferência reconfirmando sua carreira tão rica, que singra e marca com labaredas uma memória eterna deste país. País, aliás, sempre tão carente de reavivar sua memória verdadeira para melhor – e mais solidamente – alcançar-se à aventura do futuro.

Um país felizmente de música popular ainda mulata, descontraída e espontânea, aliás, também, as nossas melhores armas de nação e de povo.







Ricardo Cravo Albin

Mais visitados
da semana

1 Paulinho da Viola
2 Dorival Caymmi
3 Festivais de Música Popular
4 Caetano Veloso
5 Beatriz Rabello
6 Tom Jobim
7 Noel Rosa
8 Vinicius de Moraes
9 Chico Buarque
10 Daniela Mercury