Busca:

Maria Helena Toledo

Maria Helena de Toledo
30/6/1937 Belo Horizonte, MG

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira artística em 1947, como uma das integrantes da dupla Irmãs Toledo, juntamente com sua irmã Rosana. Em 1951, com a dissolução da dupla, mudou-se para o Rio de Janeiro. Nesse ano, gravou o primeiro disco solo interpretando a marcha "Confusão no salão", de Fernando Bachur.

Em 1959, voltou a cantar com a irmã, apresentando-se na TV Itacolomi (BH). Em 1960, gravou na Chantecler os pontos de macumba "São Jorge guerreiro", de J. M. Alves e "Pai Xangô", de Almerinda Fraga. No mesmo ano gravou seu primeiro disco com uma canção de sua autoria, "Me leva pra longe" (c/ Luiz Bonfá). Em 1962, gravou na Continental o cha cha cha "Corre coração", de B. Kaye, D. Hill e E. Lee com versão de Juvenal Fernandes. Nesse ano, casou-se com Luiz Bonfá, viajando com o marido aos Estados Unidos.

Em 1963, gravou mais dois pontos de macumba "Xangõ, rei da pedreira", de J. M. Alves e "Pai José", de J. B. de Carvalho. Nesse ano, suas composições com o marido Luiz Bonfá foram gravadas por ele e Caterina Valente, "Mania de Maria", "Sorrindo", "Se eu pudesse voltar", "Indiferença", "Melancolia", "Menina flor", "Reverso", "Saudade vem correndo" e "Cantiga da vida".

Como compositora teve entre seus parceiros Baden Powell, Chico Feitosa e Geraldo Vespar. Nos EUA, gravou os LPs: "Maria Toledo sings Bonfá", em 1962, "Jazz, samba, encore", em 1963, cantando em português e acompanhada por Stan Getz, e "Braziliana", em 1965, com Luiz Bonfá e Bob Scott. Em 1966, participou como compositora do I Festival Internacional da Canção, na TV Rio, com "Dia das rosas", com Luiz Bonfá, interpretada por Maysa e classificada em terceiro lugar. Em 1967, participou, também como compositora do II FIC, na TV Globo, com "Vem comigo cantar", com Luiz Bonfá e "Amada, canta", também com Luiz Bonfá.

No mesmo ano, gravou nos EUA o LP "Maria Toledo canta o melhor de Luiz Bonfá" no qual interpretou entre outras "Se eu pudesse voltar", "Oba-oba", "Mundo perdido" e "Samba de Orfeu".

Mais visitados
da semana

1 Vinicius de Moraes
2 Durval e Davi
3 Tiee
4 Festivais de Música Popular
5 Creone e Barrerito
6 Martha Rocha
7 Luiz Gonzaga
8 Mayck e Lyan
9 Noel Rosa
10 Gilberto Monteiro