Busca:

Maria do Céu

Maria do Céu Rodrigues Gomes
28/11/1957 Rio de Janeiro, RJ

Não deixe de ver:

Dados Artísticos

Sua carreira profissional iniciou-se em 1984 ao integrar a Orquestra de Violões do Rio de Janeiro, fundada por Turíbio Santos e apresentando-se em importantes cidades brasileiras, e com a qual, gravou um disco. Também integrou o Quinteto Clássico, de direção de Turíbio Santos, com o qual se apresentou na abertura do "Free Jazz Festival de São Paulo", de 1986.

Integrou a Orquestra de Violões até 1989, indo depois para o grupo Água de Vintém, com o qual homenageava Chiquinha Gonzaga em diversas salas de concerto.

Em 1993, participou em solo no espetáculo teatral "Lusidíada", do poeta Marco Justo, no Museu do Telephone e Museu Histórico Nacional. A partir desta data, passou a lecionar violão na Escola de Música Johann Sebastian Bach. Como solista, tocou em diversas universidades brasileiras, na Embaixada Brasileira de Buenos Aires, e em concertos patrocinados pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Em 1996, iniciou uma pesquisa sobre a obra de Francisco Soares de Souza, compositor e violonista cearense, divulgando parte de suas músicas em recitais.

Apresentou-se na "I Mostra do Violão Brasileiro", de 1997.

Em 2000, lançou, junto com o Caboré Trio, do qual fazia parte, um CD com músicas de Francisco Soares.

Integrou os grupos Samburá Trio, no qual tocava ao lado do fagotista Juliano Barbosa e do percussionista Di Lutgardes, e o grupo Quintal do Villa, que fazia a roda de choro apresentada no Museu Villa-Lobos.

No ano de 2006 lançou o CD "Ceará de choro e valsa", também sobre o repertório de Francisco Soares de Souza.

Mais visitados
da semana

1 Creone e Barrerito
2 Trio Parada Dura
3 Tiee
4 Noel Rosa
5 Caetano Veloso
6 Cacaso
7 Bruno e Marrone
8 Paulinho da Viola
9 Gonzaguinha
10 Samara