Busca:

Marcos Lucena

Marcos Antônio de Queiroz Lucena
31/12/1959 Mossoró, RN

Não deixe de ver:

Biografia

Cantor. Compositor. Poeta. Cordelista.
Aos 16 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ), com o sonho estabelecer carreira artística. Começou cantando no calçadão da praia de Copacabana, inspirando-se em nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Raul Seixas, Belchior, Fagner, Ednardo, no Brasil, Bob Dylan, Charles Aznavour e Jaques Brel.
Em 2018, em comemoração a seus 30 anos de carreira, lançou o livro “As aventuras de Marcus Lucenna, o Cantador dos Qu4tro Cantos, na corte do Rei Luiz”, resgatando passagens da sua vida pessoal e artística que se relacionam com a história do forró e de personagens marcantes do gênero.
Como radialista, dirigiu e apresentou os primeiros programas regulares de forró em horário nobre no Rio, em emissoras como Imprensa FM e Tropical FM. Também apresentou o programa “Nação Nordeste”, na Rádio Viva Rio, do Sistema Globo, e “Marcus Lucenna – a Voz do Povo”, na Rádio Carioca AM.
Na TV, dirigiu, produziu e apresentou  “Marcus Lucenna De Repente”, programa da NGT.
Foi colunista da seção Canto do Povo Nordestino, do jornal Povo do Rio, e fundou o jornal Nação Nordeste.
Também realizou participações especiais e foi entrevistado programas como Jô Soares e Domingão do Faustão, da TV Globo.
Como ativista da cultura, foi idealizador de projetos de valorização da cultura popular e em defesa das causas do migrante nordestino, e ocupou por 6 anos o cargo de gestor do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, no Rio de Janeiro.
Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), foi condecorado com os títulos de Cidadão Fluminense, pela Assembleia Legislativa, e Cidadão Carioca, pela Câmara de Vereadores.

Mais visitados
da semana

1 Hermeto Pascoal
2 Caetano Veloso
3 Dorival Caymmi
4 Festivais de Música Popular
5 Luiz Gonzaga
6 Tom Jobim
7 Ângela Maria
8 Irmãs Galvão
9 Beth Carvalho
10 Chitãozinho e Xororó