Busca:

Marcos Leite

Marcos Leal Leite
25/3/1953 Rio de Janeiro, RJ
14/1/2002 Rio de Janeiro, RJ

Não deixe de ver:

Dados Artísticos

Estreou, profissionalmente, na música coral e vocal, em 1967. Criou vários corais. Desenvolveu uma linguagem na escrita coral, que promoveu a absorção da música popular urbana pelo canto coletivo. Fundou e dirigiu, entre 1979 e 1983, o Coral da Cultura Inglesa, depois renomeado Cobra Coral, com o qual participou de festivais de música, gravou o LP "Cobras e Lagartos" e foi contemplado com o Prêmio Shell.

Em 1985, fundou e passou a dirigir o grupo vocal Garganta Profunda, desenvolvendo uma junção entre música e teatro.

Como professor, foi convidado a atuar em cursos e seminários, como: Festival de Londrina (PR), em 1984, 1985 e 1993; Oficinas de Música de Curitiba (PR), de 1993 a 1997; Festival de Música Instrumental de Ouro Preto (MG), em 1986, e Painéis Funarte de Regência Coral.

Participou de várias gravações de estúdio com artistas como Caetano Veloso, Mauro Senise, Altamiro Carrilho, Edu Lobo e Paulo Moura.

Como arranjador, atuou em espetáculos como o de Chico Buarque ("Suburbano coração"), além de ter dividido a direção musical da peça "A bandeira de cinco mil-réis", com Egberto Gismonti.

Foi produtor musical dos dois LPs e três CDs do grupo Garganta Profunda. Produziu, ainda, o LP do grupo Cobra Coral (gravado ao vivo) e o CD do Coral Furb de Blumenau (SC).

Participou de vários songbooks lançados pela gravadora e editora Lumiar.

Criou e dirigiu a Orquestra de Vozes de Meninos do Rio, integrada por 1200 vozes (alunos da rede municipal de ensino), a convite da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Faleceu em 2002, no Rio de Janeiro.

Mais visitados
da semana

1 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
2 Sant'Anna
3 Noel Rosa
4 Festivais de Música Popular
5 Hermeto Pascoal
6 Moacir Bedê
7 Gilberto Gil
8 Nelson Cavaquinho
9 Candeia
10 Caetano Veloso