Busca:

Marcelo Yuka

Marcelo Fontes do Nascimento Viana de Santa Ana
31/12/1965

Não deixe de ver:

Biografia

Compositor. Instrumentista.

Em 2000 foi baleado em um assalto no Rio de Janeiro, ficando paraplégico, o que o  impossibilitou de tocar bateria.
Criou a ONG de nome homônimo à banda F.U.R.T.O., com a qual lutou em prol das pesquisas com células tronco, para que essas possibilitem que deficientes voltem a andar.
Participou ativamente de projetos sociais, atuando em parceria com o AfroReggae, com a FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional do Rio de Janeiro) e junto à comunidade do Morro Santa Marta.
Fundou a B.O.C.A. (Brigada Organizada de Cultura Ativista), que teve como objetivo levar cultura e educação para entidades carcerárias, como bibliotecas, sessões de cinema, debates.
Em 2011 o documentário sobre sua vida “Marcelo Yuka no Caminho das Setas”, de Daniela Broitman, foi exibido na mostra “Retratos”, do “Festival do Rio”,.
Em 2012 foi escolhido pelo deputado estadual Marcelo Freixo, pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro nesse mesmo ano, para ser seu vice nessas eleições pelo PSOL, partido no qual se afiliou em 2010.
Em 2013 o documentário sobre sua vida “Marcelo Yuka no Caminho das Setas” (2011), de Daniela Broitman, ganhou edição em DVD para a Coleção Canal Brasil e contou com o making of do trailer nos extras.
Em 2014 lançou a autobiografia “Não se preocupe comigo”, escrita em parceria com Bruno Levinson e lançada pela Editora Primeira Pessoa.

Mais visitados
da semana

1 Dona Ivone Lara
2 Leo Canhoto e Robertinho
3 Criolo
4 Neuber Uchôa
5 Geraldo Pereira
6 Hermeto Pascoal
7 Paulo Russo
8 Noel Rosa
9 Luiz Gonzaga
10 Martinho da Vila