Busca:

Marcelo Fróes

Marcelo Fróes
Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Em 1992 publicou, em parceria com Ricardo Pugialli,  "Os anos da Beatlemania" (Jornal do Brasil), considerado o primeiro livro sobre os Beatles para o mercado brasileiro.

No ano seguinte, com o guitarista Robertinho de Recife, foi o responsável pela vinda do produtor George Martin ao Brasil, para que o mesmo participasse de um concerto sinfônico sobre a obra dos Beatles, dentro do "Projeto Aquarius".

Traduziu o livro "Paz, amor e Sgt. Pepper", de George Martin, para o português. Escreveu livro sobre a vida e obra de Bob Dylan.

Pesquisador musical, atuou em acervo musical de vários ícones da MPB em diversas gravadoras, contribuindo para o lançamento do disco inédito "Vida e obra de Johnny McCartney", de Leno e Raul Seixas.

A partir de 1994, junto ao produtor mineiro Marcos Petrillo, passou a atuar como editor e diretor do jornal musical “International Magazine”, tablóide fundado em 1990 por Elias Nogueira e Marcos Petrillo, no qual foram publicadas diversas entrevistas com artistas nacionais e internacionais, entre os quais Milton Nascimento, Renato Russo, Gilberto Gil, Ivan Lins, Yoko Ono, Rita Lee, George Martin, Lobão, João Barone, Kid Abelha, Roberto Frejat, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Jorge Mautner, Robetinho do Recife e Lou Reed.

Em 1997, foi lançado o volume "Entrevistas: International Magazine" (Editora Gryphus), contendo algumas entrevistas publicadas no tablóide a partir de 1994.

Produziu os projetos de caixas de CDs de Gilberto Gil (“Ensaio Geral”, 1999), Vinicius de Moraes (“Como dizia o poeta”, Universal/2001) Nara Leão (“Nara”, Universal/2002, e “Leão”, Universal/2003), Erasmo Carlos (“Esquinas do Tempo – 1950-2000”, Som Livre Direct, 2001) e outros artistas.

Em 2010, lançou um tributo a Yoko Ono, “Mrs. Lennon”, com a participação de Zélia Duncan (“Goodbye sadness”), Kátia B (“Walking on thin ice”), Mathilda Kóvak (“Yes, I’m your Angel”), Angela Ro Ro (“It happened”) Silvia Machete (“Yangyang”) e outras cantoras brasileiras.

É autor do livro “Jovem Guarda - Em ritmo de aventura” (Editora 34, 2000), editor do jornal “International Magazine” e dono do selo musical Discobertas.

Bibliografia:
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008.  

Mais visitados
da semana

1 Isolda
2 Luiz Gonzaga
3 Noel Rosa
4 Eumir Deodato
5 Dorival Caymmi
6 Geraldo Pereira
7 Lupicínio Rodrigues
8 Chico Buarque
9 Pixinguinha
10 Música Sertaneja