Busca:

Marçalzinho

Armando de Souza Marçal
17/12/1956 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Iniciou a carreira artística aos 16 anos de idade, na bateria da Portela.

No final dos anos 1970, integrou o grupo de Paulinho da Viola.

A partir dos anos 1980, passou a tocar com vários artistas, tendo atuado com Paralamas do Sucesso, Emílio Santiago, Gal Costa, Caetano Veloso, Djavan, Nei Lopes, João Bosco e Lulu Santos.

De 1986 a 1996, integrou o grupo do guitarrista americano de Jazz Pat Metheny, com o qual fez turnês internacionais, nos sete primeiros anos sempre voltando ao Brasil e, nos três últimos residindo em Nova York, onde atuou em shows e gravações com a brasileira Tânia Maria (pianista e cantora de jazz), Paul Simon, James Taylor e Art Garfunkel.

Em 2005, assumiu a direção de bateria da Portela.

No ano seguinte, celebrou a descendência musical com o show "Marçal, uma dinastia do samba", apresentado no Sesc Pompéia (SP), com a participação de Moacyr Luz, Wilson das Neves, Juliana Amaral, Jayme Vignoli e Eliseu. No repertório,"Agora é cinza", "A primeira vez", "Meu sofrer" e "Foi você", clássicos de autoria da dupla Bide e Marçal, além de sambas que fizeram sucesso na voz de Mestre Marçal. Também em 2006, finalizou o primeiro CD solo, "Lado a lado", com lançamento agendado para outubro desse mesmo ano, pelo selo Scud.

Mais visitados
da semana

1 Hermeto Pascoal
2 Caetano Veloso
3 Dorival Caymmi
4 Festivais de Música Popular
5 João Gilberto
6 Noel Rosa
7 Tom Jobim
8 Luiz Gonzaga
9 Jane e Herondy
10 Chico Buarque