Busca:

Maracatu Leão Vencedor



Dados Artísticos

Fundado por agricultores liderados por Severino Pedro de Lima (Bia) em 2 de novembro de 1991, com sede à Rua Tavessa Mendes Martins, no bairro de Santo Antônio, na cidade de Carpina, no Estado de Pernambuco.
Em sua sede eram oferecidos cursos e oficinas para a comunidade adjacente.
Segundo Tarcísio Soares Resende, no livro "Maracatu Baque Virado e Baque Solto", a agremiação, contava apenas com apenas 55 integrantes quando desfilou pela primeira vez. Nos anos subsequentes foram surgindo novos brincantes de diversas formações profissionais como advogados, professores, agricultores de engenhos e usina, além de músicos.
Por seu quadro de mestre passaram respeitáveis músicos locais, tais como Bio da Barra, Juriti do Norte, Bio Caboclo, José Félix e João Limoneiro, cofundador do maracatu e um dos seus principais compositores, autor de "Catitas e papangus", "Cenário da cultura" e "Meu samba é como um aflor", entre outras, com as quais o bloco desfilou através dos anos.
No ano de 2009 sua diretoria era integrada por Biá (Severino Pedro de Lima - presidente), Severino Domingos de França, João Antôno dos Santos e Manuel Cipriano dos Santos, além do Mestre José Félix. BIBLIOGRAFIA CRÍTICA: SANTOS, Climério de Oliveira, e RESENDE, Tarcísio Soares. Maracatu Baque Virado e Baque Solto. Coleção Batuque Book - Volume 1- Pernambuco. Recife: Edição do Autor, 2009.

Mais visitados
da semana

1 Tiee
2 Gilberto Gil
3 Teresa Cristina
4 Mestrinho
5 Creone e Barrerito
6 Festivais de Música Popular
7 Gilberto Monteiro
8 Elza Soares
9 Luiz Gonzaga
10 Noel Rosa