Busca:

Maracatu Estrela de Ouro



Dados Artísticos

Maracatu, de baque solto, fundado por Mestre Batista (Severino Lourenço da Silva) no dia primeiro de janeiro de 1966 no sítio Chã de Camará, zona rural da cidade de Aliança, no Estado de Pernambuco, originário de um Cavalo Marinho, uma das variantes do folguedo de Bumba meu Boi e ainda do maracatu rural ou de baque solto. Integrado por agricultores dos engenhos e usinas da região e de cidades periféricas.
Segundo os pesquisadores Climério de Oliveira Santos e Tarcísio Soares Resende, no livro "Maracatu Baque Virado e Baque Solto", é considerado um dos mais importantes maracatus do Estado, e membro da Federação Carnavalesca de Pernambuco.
Até o ano de 1991, quando faleceu, a agremiação foi comandada por Mestre Batista. A partir deste ano, a agremiação passou a se comandada por José Lourenço, filho de Mestre Batista, tendo como mestres Zé Duda (José Bernardo Pessoa) e Cajú (Antônio Vicente).
Em meados dos anos 2000, com o apoio do Ministério da Cultura, o maracatu foi transformado em Ponto de Cultura.
O maracatu desfila pelos municípios vizinhos à cidade de Aliança, as ruas de Aliança, Recife e Olinda.
Entre seus temas mais conhecidos destacam-se "Minha carga de samba", "Em louvor à minha volta ao Estrela" e "Leguria", todos de autoria do Mestre Zé Duda.
BIBLIOGRAFIA CRÍTICA: AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010.
SANTOS, Climério de Oliveira, e RESENDE, Tarcísio Soares. Maracatu Baque Virado e Baque Solto. Coleção Batuque Book - Volume 1- Pernambuco. Recife: Edição do Autor, 2009.

Mais visitados
da semana

1 Caetano Veloso
2 Tom Jobim
3 Nelson Cavaquinho
4 Assis Valente
5 João Gilberto
6 Hermeto Pascoal
7 Chico Buarque
8 Música Sertaneja
9 Ary Barroso
10 Gilberto Gil