Busca:

Magro Waghabi

Antônio José Waghabi Filho
14/11/1943 Itaocara, RJ
8/8/2012 São Paulo, SP

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira profissional em 1960, como vibrafonista do conjunto de bailes Praia Grande, com o qual atuou durante dois anos.

Em 1963, fundou, juntamente com Miltinho, Ruy e Aquiles, do grupo MPB-4, que ingressou no cenário artístico com o nome de Quarteto do CPC, alterado, no ano seguinte, para MPB-4, em função da extinção dos Centros Populares de Cultura (CPCs).

Inicialmente atuando como vocalista, instrumentista e arranjador vocal, a partir do segundo LP do grupo passou a assinar, também, os arranjos instrumentais.

Paralelamente à sua atuação com o MPB-4, foi responsável, também, por arranjos e orquestrações para discos de outros artistas, como Chico Buarque ("Chico Buarque de Holanda, volume 2" e "Construção"), Toquinho & Vinicius, Tunay e Simone, entre outros.

Entre seus trabalhos mais reconhecidos, destacam-se os arranjos vocais para as canções "Lamentos" (Pixinguinha e Vinicius de Moraes), com MPB-4, "Roda viva" (Chico Buarque), classificada em 3º lugar no III Festival de Música Popular Brasileira (TV Record) e registrada em disco pelo compositor, "Cálice" (Gilberto Gil e Chico Buarque), com Chico Buarque, Milton Nascimento e MPB-4 e "Cio da terra" (Milton Nascimento e Chico Buarque), com MPB-4 & Quarteto em Cy.

Como compositor, é preponderantemente letrista, exceção feita a "Parceria em marcha lenta", para a qual compôs a música sobre letra de Luiz Fernando Veríssimo.

Mais visitados
da semana

1 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
2 Sant'Anna
3 Noel Rosa
4 Festivais de Música Popular
5 Hermeto Pascoal
6 Moacir Bedê
7 Gilberto Gil
8 Nelson Cavaquinho
9 Candeia
10 Caetano Veloso