Busca:

Luiz Assunção

Luiz Gonzaga Assumpção
11/7/1902 São Luiz, MA
9/5/1987 Fortaleza, CE

Dados Artísticos

Em 1914, aos 12 anos de idade compôs sua primeira valsa, "Flor das Ondas", que não foi concluída e se perdeu com o tempo. Em 1919, começou a atuar como pianista em pensões e cinemas mudos de São Luiz. Em 1928, tendo mudado para a cidade de Fortaleza, estabeleceu contato com músicos locais. Em 1929, realizou uma excursão artística com as Irmãs Gasparini atuando pelos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco. No mesmo ano, ingressou como pianista no Cine Centro Artístico e no Cine Teatro Pio X, locais onde permaneceu até 1937. Em 1944, ingressou na Ceará Rádio Clube, atuando como pianista da orquestra da rádio, além de exercer as atividades de arquivista e auxiliar de regente. Permaneceu na Rádio Rádio Clube até 1964.
Em 1947, teve a primeira composição gravada, a rancheira "Sá Mariquinha", lançada pelo grupo vocal  Quatro Ases e Um Curinga, na Odeon. Em 1950,  a rancheira "Sá Mariquinha" foi gravada pelo cantor Jamelão, também na Odeon. Em 1953, a marcha "Colegial" foi lançada pela Continental pelo cantor Airton Rocha. Em 1955, o Trio Nagô gravou pela     Continental o samba "Vive Seu Mané Chorando". Em 1958, o violinista Gabriel Antônio de Azerêdo gravou pelo selo Rádio o LP "Um violino no samba Nº 2" no qual incluiu o samba "Mamãe Lá Vem o Leão" e a rancheira "Sá Mariquinha". Em 1959, o samba "Caco de Pote" foi gravado por Julinho do Acordeom no LP "Sertão alegre - Julinho e Seu Acordeom", na gravadora Polydor. Em 1966, a rancheira "Sá Mariquinha", recebeu uma adaptação de Evenor Pontes e virou "Siá Mariquinha" e foi gravada por Canhoto E Seu Regional no LP "As festas de junho - Canhoto e Seu Regional" da gravadora RGE. Em 1970, a rancheira "Siá Mariquinha", com Evenor Pontes, foi gravada pela Lyra de Xopotó no LP "As 14 maiorais juninas com a Lyra de Xopotó", da gravadora Copacabana. Em 1975, os cantores cearenses : Rodger Rogério e Teti, no LP "Chão sagrado - Rodger e Teti do Pessoal do Ceará", do selo RCA Vik, gravaram a rancheira  "Siá Mariquinha", com Evenor Pontes. Em 1987,  a rancheira  "Siá Mariquinha", com Evenor Pontes, foi gravada por  Alcymar Monteiro no LP "Portas e janelas", da Continental. Em 1996, a rancheira  "Siá Mariquinha" foi incluída na trilha sonora da novela "Rei do gado", da TV Globo na interpreta~]ao de Dominguinhos.
Embora tenha morrido pobre e esquecido, deixou seu nome na história da música popular com a autoria da rancheira "Sá Mariquinha".

Mais visitados
da semana

1 Noel Rosa
2 Lupicínio Rodrigues
3 Garoto
4 Nalva Aguiar
5 Pixinguinha
6 Tom Jobim
7 Elza Soares
8 Assis Valente
9 Luiz Gonzaga
10 Caetano Veloso