Busca:

Luís Pimentel

Luís Pimentel
1953 Feira de Santana, BA

Biografia

Escritor. Jornalista. Nascido na Bahia, desde 1975 reside no Rio de Janeiro.

Especializado em música popular brasileira, tem 20 livros publicados (boa parte dos quais dedicada ao público infanto-juvenil). Entre seus livros estão duas biografias de compositores da MPB: Wilson Batista (O samba na corda bamba) e Geraldo Pereira (Um Escurinho Direitinho), ambos em parceria com o pesquisador Luiz Fernando Vieira. Escreveu sobre música em diversos órgãos da imprensa e manteve uma coluna sobre o assunto - MPB da B - na revista "Bundas", na qual também atuou como editor-executivo. Dirigiu e editou a revista "Música Brasileira", publicação dedicada à memória e a lançamentos da MPB. Entre os anos de 2002 e 2004, manteve regularmente uma coluna no jornal O Dia e atuou como editor e colunita do jornal O Pasquim21. No ano de 2005 passou a escrever sobre MPB para o Jornal do Brasil.

Em 2008 publicou o livro "Noites de sábado" (Editora Leitura), no qual compilou várias crônicas publicadas na impressa carioca através do anos.



BIBLIOGRAFIA CRÍTICA:

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006. AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014. COSTA, Cecília. Ricardo Cravo Albin: Uma vida em imagem e som. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2018.  

Mais visitados
da semana

1 Chitãozinho e Xororó
2 Caetano Veloso
3 Noel Rosa
4 Elis Regina
5 Tom Jobim
6 Bloco Carnavalesco Concentra Mas Não Sai
7 Isolda
8 Bezerra da Silva
9 As Marcianas
10 Luiz Gonzaga