Busca:

Luis Filipe de Lima

Luis Filipe de Lima
24/5/1967 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira musical freqüentando rodas de samba e choro no Rio de Janeiro. Apresentou-se em bares e casas noturnas cariocas como o Sobrenatural de Santa Teresa, Encontros Cariocas (ao lado de Noca da Portela) e Casa da Mãe Joana, entre outros.

Acompanhou sambistas como Ivone Lara, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Elton Medeiros, Wilson Moreira, Nei Lopes, Elza Soares, Moacyr Luz, Walter Alfaiate, Nelson Sargento, Délcio Carvalho, Wilson das Neves, Bezerra da Silva e Monarco.

Atuou também na área do choro, ao lado de Pedro Amorim, Henrique Cazes, Dirceu Leite, Eduardo Neves, Rui Alvim e Alexandre Romanazzi, entre outros.

É autor das músicas "Joãozinho na Gafieira", gravada pelo grupo Rabo de Lagartixa, e "Esquisito", gravada por Heitor dos Prazeres Filho.

A partir de 1993, começou a se apresentar no bloco carnavalesco Simpatia é Quase Amor (Ipanema, RJ), atuando também como um de seus organizadores.

Desfila no Império Serrano e no Paraíso do Tuiuti, apresentando-se com o violão 7 cordas.

Em 1994, escreveu os arranjos da trilha sonora de "Você não passa de uma mulher", musical encenado nos teatros Cândido Mendes e João Theotônio, no Rio de Janeiro..

Em 1996 participou, como instrumentista, diretor musical e diretor geral, do espetáculo "Rio que sempre riu", encenado no Teatro II do CCBB (RJ). Ainda nesse ano, publicou pela Mauad o livro "Um vento sagrado", escrito em parceria com Muniz Sodré. Também em 1996, recebeu o título de Mestre em Comunicação e Cultura, apresentando à Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro dissertação intitulada "Elementos da música ritual afro-brasileira".

No ano seguinte, ingressou no curso de doutorado da mesma instituição. Sua tese intitula-se "O choro carioca: uma identidade cultural mestiça".

Foi responsável pela direção musical de "Noel, feitiço da Vila", montado no teatro Laura Alvim (RJ) em 1998 e no Teatro Hilton (SP) em 2000.

É autor de diversos artigos sobre música popular brasileira publicados em revistas especializadas.

Mais visitados
da semana

1 José Camillo
2 Caetano Veloso
3 Moreno Veloso
4 Rodrigo Vellozo
5 Mayck e Lyan
6 Sivuca
7 Clara Nunes
8 Tiee
9 Jorge Portugal
10 Noel Rosa