Busca:

Luís Fernando Vieira

Luis Fernando Barciela Vieira
28/12/1945 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Conhecedor do universo da cultura popular do Rio de Janeiro, realizou inúmeras palestras em universidades no Brasil e exterior, entre as quais na Universidade de Frankfurt, na qual ministrou curso em janeiro de 2000.
Atuou como jurado das escolas de samba em diversos estados brasileiros e também no exterior, como o concurso realizado em Corrientes-Argentina, ao lado de Ricardo Cravo Albin.
Foi diretor do Conselho do Carnaval da Cidade do Rio de Janeiro (Riotur) de 1990 a 1998.
Publicou inúmeras obras dedicadas ao estudo da MPB, entre as quais "Um escurinho direitinho" (sobre a vida e obra do compositor Geraldo Pereira), com Luís Pimentel e Suetônio Valença; "Na corda bamba do samba", com L. Pimentel; "Wilson Batista", com Luís Pimentel, e "Dona Neuma Primeira Dama da Mangueira", com André Freire.
Colaborou em inúmeros jornais e revistas, entre as quais "Revista Nacional", "Revista da Música Popular Brasileira", jornal "Algo a Dizer", entre outros. Apresentador e produtor de programas de rádio realizados nas rádios Roquete Pinto, Globo, Tupi, Rio de Janeiro e Rádio Bandeirantes.
Escreveu textos para encartes de discos, produzindo para a "Perfil discos", "Filigrama musical" etc, e apresentações de livros como o de Nelson Sargento, entre outros.
Publicou, pela Editora Revan, o livro "Sambas de Mangueira".
Em 2002 passou a integrar a FECC-Brasil (Federação Internacional das Cidades que fazem o Carnaval), como Diretor-Executivo, na chapa produzida pelo crítico Ricardo Cravo Albin. Neste mesmo ano, em parceria com o letrista Lysias Ênio, lançou o livro "Luiz Peixoto - pelo buraco da fechadura", no Bar Luiz, na Rua da Carioca, centro do Rio de Janeiro.
Em 2011, a convite de Ricardo Cravo Albin, passou a atuar como pesquisador-colaborador do Dicionário Cravo Albin da MPB on line (DICA). BIBLIOGRAFIA CRÍTICA ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006. AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014. COSTA, Cecília. Ricardo Cravo Albin: Uma vida em imagem e som. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2018.

Mais visitados
da semana

1 Kátia Di Tróia
2 Gonzaguinha
3 Noel Rosa
4 Paulo Soledade
5 Creone e Barrerito
6 Caetano Veloso
7 Irmãs Galvão
8 Psirico
9 Tiee
10 Trio Parada Dura