Busca:

Luís Fernando Vieira

Luis Fernando Barciela Vieira
28/12/1945 Rio de Janeiro, RJ

Biografia

Pesquisador. Escritor. Professor. Poeta. Letrista.
Cursou o bacharelado em administração na Faculdade Estácio de Sá e a pós-graduação em docência superior na Universidade Simonsen, situada em Realengo, no Rio de Janeiro.
Mestrando do curso de Educação e Pesquisa na UNIG.
Professor na FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso).
Fundador e membro da "Associação dos Escritores, Pesquisadores e Divulgadores da MPB" (AESP-MPB), da qual foi presidente por duas vezes
Fundador e membro da SOARMEC (Sociadade de Amigos da Rádio MEC).
Fundou com o pesquisador Hiran Araújo o Instituto do Carnaval, na Universidade do Carnaval, primeira faculdade a estudar e divulgar o carnaval.
Membro do Conselho do Carnaval da Universidade Estácio de Sá.]
Membro da Academia Brasileira da Cachaça, na qual ocupa a cadeira número 21, tendo como patrono o compositor mangueirense Padeirinho.
Fez diversas palestras sobre a MPB no Brasil e no exterior, destacando-se Corrientes (na Argentina) no "Primeiro Concurso de Cúmbia e Escolas de Samba - Mercosul"; Universidade de Frankfurt (Alemanha); Ovar (Portugal) no "Encontro de Participantes do Carnaval no Mundo".
Atuou como jurado em concursos de Escolas de Samba no Rio de Janeiro (capital e cidades do interior); São Paulo (capital e cidades do interior); Minas Gerais (cidades do interior); Espírito Santo (capital); Santa Catarina (interior) e em cidades do interior do Rio Grande do Sul.
Atuou também como jurado em diversos festivais de música na Riotur, Academia Brasileira de Letras, cidade de Conservatória (interior do Rio de Janeiro), FACHA (Faculdades Integrada Hélio Alonso), Rádio Nacional, Kaiser, Metrô Rio de Janeiro, Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, blocos carnavalescos e várias escolas de samba do Rio de Janeiro.
Como letrista constam entres seus parceiros os músicos Di Branco, Moacir Garganta de Ferro, Lilito e Lão Góes.

Mais visitados
da semana

1 Demônios da Garoa
2 Tom Jobim
3 Sivuca
4 Noel Rosa
5 Franco Scornavacca
6 Tiee
7 Milton Nascimento
8 Vinicius de Moraes
9 Gonzaguinha
10 Luiz Gonzaga