Busca:

Luís Carlos Paraná

Luís Carlos Paraná
15/3/1932 Ribeirão Claro, PR
3/12/1970 São Paulo, SP

Dados Artísticos

Em 1964, sua composição "Queria" foi gravada pelo cantor Carlos José.

No ano de 1966 Elza Soares interpretou "De paz e amor" (c/ Adauto Santos) obtendo o segundo lugar no "2º Festival da Múisca Popular Brasileira da TV Record".

Em 1967 gravou em compacto simples com as composições "Capoeira do Arnaldo" e "Napoleão", ambas de autoria de Paulo Vanzolini. Neste mesmo ano, Roberto Carlos interpretou "Maria, carnaval e cinzas" no "3º Festival de Música Popular Brasileira", classificada em 5º lugar, posteriormente gravada em LP pela CBS. A canção também acumulou um registro na voz do compositor, este, no disco do festival, lançado pela gravadora Philips. Ainda em 1967, interpretou de autoria de Paulo Vanzolini "Samba do suicídio", incluído no disco da "1ª Bienal do Samba", lançado pela gravadora Continental. No ano de 1969, em São Paulo, realizou, no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), de São Paulo, a montagem do musical "Jogral 69 ou Os homens verdes da noite".

No ano de 1970 participou e fez a produção do disco "Jogral 70", lançado pela RGE. Neste mesmo ano, gravou várias composições suas para lançar em seu primeiro LP solo, que não chegou a terminar e que só seriam usadas cinco anos mais tarde por Marcus Pereira.

Faleceu no dia 3 de dezembro de 1970.

No ano de 1975 Marcus Pereira, através de sua gravadora (Discos Marcus Pereira) lançou o disco "A música, de Carlos Paraná". Neste LP, foram incluídas várias participações a posteriori, tais como: Adauto Santos nas faixas "Maria, carnaval e cinzas", "De um só amor", "Canoa vazia", além de "Último canto" e "De amor e paz". Outra participação especial foi a de Emílio Escobar nas músicas "Queria", "Se for pra medir saudade" e "Você merce um tango", todas de Carlos Paraná. Neste mesmo disco, interpretou, juntamente com Emílio Escobar, "Marcha do amor sem esperança" (Walter Santos) e "Nem sequer uma rosa", de autoria de Victor Rafael. Sobre ele, escreveu o compositor paulista Paulo Vanzolini na contracapa do LP: "Luiz Carlos, que não foi de Oliveira por descuido do cartório, e acabou Paraná por amor ao chão, menino de roça que foi, educou-se sozinho, começando com Cruzeiro e Manchete e evoluindo depressa. Tinha paixão pela justa medida, pela clareza e pela simplicidade. Por isso compunha pouco, embora rimasse fácil e fosse bom improvisador. Saindo de um bom gosto provinciano para um artesanato exigente, não teve tempo para fazer muito, mas sempre teve para fazer ótimo". Entre suas inérpretes está Inezita Barroso.

Em 2002 Mart'nália interpretou "De amor em paz" no disco "Pé de meu samba", lançado pela gravadora Natasha Records.

Mais visitados
da semana

1 Noel Rosa
2 Hermeto Pascoal
3 Criolo
4 Irmãs Galvão
5 Caetano Veloso
6 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
7 Gilberto Gil
8 Tom Jobim
9 Marcio Proença
10 Nelson Cavaquinho