Busca:

Leléo

Sebastião Santana
1931 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Compositor de sambas de terreiro e de sambas-enredos, como "Casa-grande e senzala". Este samba foi o único aclamado na quadra da Mangueira, dispensando julgamento, segundo depoimento do compositor Comprido.

Em 1958, compôs com Jorge Zagaia o samba-enredo "Gonçalves Dias". De acordo com o livro "Carnaval - Seis Milênios de História" de autoria de Hiram Araújo, alguns autores citam o samba-enredo deste ano com o título de "Canção do exílio" ou ainda , "Caxias", de qualquer maneira, a escola classificou-se em 3º lugar do Grupo 1, de acordo com o livro citado.

No ano de 1962, a Mangueira desfilou com "Casa-grande e senzala", em parceria com Comprido e Zagaia, classificando a escola em 4º lugar do Grupo 1 no desfile daquele ano.

No ano de 1976, Leci Brandão, no disco "Questão de gosto", interpretou "Casa-grande e senzala".

No ano 2000, o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro produziu o CD duplo "Mangueira - sambas de terreiro e outros sambas". Neste disco, além de colaborar no sentido de evocar e recuperar músicas de compositores mais antigos ou já falecidos, participou também como cantor e compositor na faixa "Agora se arrependeu" (c/ Jorge Zagaia) e em "Com você não tive sorte", esta em parceria com Jabá.

Trabalho como animador de shows no Teatro Opinião e com Albino Pinheiro no "Projeto Seis e Meia", do Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.

Mais visitados
da semana

1 Durval e Davi
2 Tiee
3 Vinicius de Moraes
4 Gilberto Monteiro
5 Martha Rocha
6 Creone e Barrerito
7 Festivais de Música Popular
8 Alceu Valença
9 Luiz Gonzaga
10 Mayck e Lyan