Busca:

Kim Ribeiro

Joaquim Augusto de Assis R. de Oliveira
31/1/1949 Juiz de Fora, MG

Dados Artísticos

Foi primeiro flautista da Orquestra Juvenil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência de Nelson Nilo Hack, e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a regência de Florentino Dias.

Em 1969, tocando piccolo, integrou a Banda do Corpo de Bombeiros do Estado da Guanabara, na qual permaneceu até 1972. Nessa época, começou a atuar com vários artistas, como Alaíde Costa, Nelson Cavaquinho, Johnny Alf, Sérgio Ricardo e Baden Powell, entre outros.

Lecionou flauta na Escola Brasileira de MPB, que funcionava no MIS (Museu da Imagem e do Som), e no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro.

Participou de vários grupos: Quinteto de Sopros Juvenes, Ad Libitum (com Mauro Senise, Raimundo Nicioli, Neco, Milton Botelho e Cid Freitas) e Quarteto Pixinguinha (com Raul Mascarenhas, Ronaldo Albernaz e Mauro Senise).

Em 1975, voltou a Juiz de Fora, onde lecionou no Conservatório Estadual de Música.

Participou, em 1978, do Sétimo Encontro Latino-Americano de Música Contemporânea, no qual estudou com Jorge Peixinho, Oscar Bazán, Violeta de Gainza, Dieter Kaufman, Gilberto Mendes, H. J. Kollreuter, José Maria Neves, Graciiela Paraskevaides e Wily Corrêa.

Entre 1980 e 1985, morou em Porto Alegre, onde estudou violoncelo com Jorge Falcione e Inge Schmiedt. Também na capital gaúcha, integrou o Quarteto com Cordas (com Hella Franck, Marcelo Berwanger e Ricardo Pereyra), o Trio de Flautas (com Sandra Costa e Ayres Potthoff) e o Trio de Madeiras (com Augusto Maurer e Adolfo Almeida Jr).

Lançou, em 1981, o LP "Kim Ribeiro", contendo suas composições "Plu", "Soneto" (c/ Mário Quintana), "Kvinopo", "Ol" "Traça Coco", "Um adeus" e "Mais do que isso", além de "Cabaninha" (Jessé Silva) e "Valsa de Eurídice" (Vinicius de Moraes).

No ano seguinte, gravou, com Raimundo Nicioli, o disco "Kim Ribeiro/ Raimundo Nicioli", registrando composições próprias, como "Tempo de espera" (c/ Regina Celi), "De manhã", "Nuvem passageira" e "Sábado à noite" (c/ Raimundo Nicioli).

Participou, com suas músicas "Radiko lapis" e "Rosa formosa", do disco "Porto Alegre 83", coletânea que reuniu diversos artistas gaúchos: Geraldo Flach, Giba Giba, Fernando de Ó, Toneco, Raiz de Pedra, Cao Trein, Hique Gomes, Sá Brito e Santana.

Compôs temas para os seguintes documentários em vídeo: "Nair Benedicto", dirigido por José Santos para a Fundação Itaú, São Paulo; "O Rei do Samba", com direção de José Sette, e "Causa Mortis", dirigido por Marcos Pimentel.

Em 1993, como regente e preparador do coral, participou do CD "IV Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música antiga", pelo selo C.C. Pró-Musica.

Em 1996, com sua composição "Majestic", participou do disco "Unimúsica 150" (projeto da UFRGS).

Dois anos depois, atuou como flautista no vídeo "Leonardo Boff - 60 anos".

Lançou, em 1999, o CD "Kim.mid", contendo suas composições "Preludeto", "Clarice", "Cecília vai ao cinema", "Homenagem aos Mestres" e outras tocadas por computador. Nesse mesmo ano, comemorando seu aniversário de 50 anos, apresentou o concerto "Jubileu", registrado em vídeo e CD, do qual participaram Mauro Senise, Raimundo Nicioli, Andréa Dias, Kalota, Márcio Hallack, Dudu Lima, Dom Camilo, Franklin da Flauta, Luiz Fernando Zamith, Odette Ernest Dias e Grupo Choro & Cia. O disco foi lançado no ano seguinte.

Com suas composições "Sílvia" e "Floresta", participou, em 2001, do CD "Cartografia musical brasileira - Minas Gerais".

Em 2003, lançou, com Toneco da Costa, Fernando do Ó e Adolfo Almeida Jr., o CD "Majestic".

Constam ainda de sua discografia participações nos CDs "Brincadeiras de quintal" (2000), de Bilinho Teixeira, "Ritmo do tempo" (2001), de Joãozinho da Percussão, "Bodas de flauta" (2001), de Estêvão Teixeira, e "FreeBop Duo II" (2003), de Don Camilo.

É integrante do Quinteto Pixinguinha, com o qual gravou CD homônimo (2000), e do regional Choro & Cia, com o qual lançou o CD "No boteco do Hélio" (2003), que incluiu seu choro "Saudades do Jazz Club".

Mais visitados
da semana

1 Chico Buarque
2 João Gilberto
3 Geraldo Pereira
4 Tom Jobim
5 Caetano Veloso
6 Pixinguinha
7 Música Sertaneja
8 Noel Rosa
9 Jackson do Pandeiro
10 Nelson Cavaquinho