Busca:

Júlio Medaglia

Júlio Medaglia Filho
16/4/1938 São Paulo, SP

Biografia

Arranjador. Regente. Compositor.

Foi aluno de Hans Joachim Koellreuther (teoria e regência coral sinfônica). Em 1964, viajou para a Alemanha, ingressando no curso de regência sinfônica da Escola Superior de Música de Freiburg, a convite do governo alemão. Obteve seu Mestrado quatro anos depois. Estudou com Pierre Boulez e Kartheinz Stockhausen (música contemporânea) e com Sir John (...)

[Saiba Mais]

Dados Artísticos

Após o período de estudos na Alemanha, voltou ao Brasil em 1966, passando a dirigir as principais orquestras sinfônicas do país.

Escreveu partituras musicais para filmes e peças teatrais.

Foi o responsável pela organização de festivais de música contemporânea e atuou como arranjador no Tropicalismo, movimento baiano liderado por Gilberto Gil e Caetano Veloso no fim dos anos (...)

[Saiba Mais]

Bibliografia Crítica

  • ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
  • AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.
[Saiba Mais]

Mais visitados
da semana

1 Enzo Romani
2 Hermeto Pascoal
3 Noel Rosa
4 Lundu
5 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
6 J. Velloso
7 Chico Buarque
8 Gilberto Gil
9 Música Junina
10 Luiz Gonzaga